São Lucas - O evangelista
São Lucas foi um médico Sírio, que além dos seus conhecimentos de medicina foi também considerado como um bom pintor. É o patrono dos médicos em muitos países entre os quais Portugal, França, Espanha, Itália entre outros. Foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, o Evangelho segundo São Lucas terá sido escrito pelo mesmo após a sua conversão à religião cristã. Seguiu uma vida de princípios religiosos, tendo-se tornado companheiro de São Paulo nas suas viagens. Durante algum tempo viveu na sua confraria, nomeadamente em Fhilippi e na sua companhia viajou para a Grécia.
Por volta do ano de 56 São Paulo enviou São Lucas e São Tito a Corinto para que o seu enaltecimento fosse feito em relação ao evangelho e que dessa forma chegasse a todas as igrejas. Segundo Santo Epifânio após o martírio de São Paulo, São Lucas pregou em Itália, na Gália, na Dalmácia e na Macedónia. O dia 18 de Outubro foi designado pela igreja como o dia de São Lucas.
São Lucas significa “aquele que se ergue ou eleva” ou “luz”. Segundo São Mateus “Vós sois a luz do mundo…” Foi segundo, alguns autores, um dos setenta e dois discípulos do Senhor. Contudo segundo São Jerónimo, São Lucas foi discípulo dos Apóstolos e não do Senhor. Durante a sua vida espalhou a palavra do Senhor, e cumpriu com o seu ofício.
A representação dos Evangelistas é feita em quatro faces – a de homem, a de leão, a de boi e a de águia. Segundo Ezequiel cada um destes animais tinha quatro faces e quatro asas.
Na opinião dos Santos Padres estes animais são a representação dos quatro Evangelistas às quais estavam atribuídas diferentes qualidades, nomeadamente e respectivamente, a Humanidade, a Paixão, a Ressurreição e a Divindade. Segundo São Jerónimo, São Mateus é representado pela face do homem, porque escreveu em particular sobre a humanidade de Cristo. São Lucas pela face do boi/touro pois aborda o sacerdócio de Cristo. O leão representa São Marcos, porque o seu trabalho assentou sobre a Ressurreição.
São João é representado pelo quarto elemento, a águia, porque ele voa mais alto ao escrever sobre a Divindade de Cristo. Segundo os evangelistas Cristo foi também estas quatro personificações, homem nascido de uma Virgem, um Boi/Touro na Paixão, um Leão na Ressurreição e uma Águia na Ascensão. Através do homem é representada a correcta atitude perante o próximo, a águia mostra a correcta atitude com Deus, o leão mostra como agiu bem consigo próprio porque foi generoso através de uma vida moralmente correcta. Pela face do boi/touro é mostrado que agiu correctamente em relação ao seu ofício nomeadamente na escrita do Evangelho.
São Lucas averbou no seu evangelho o que ouvira directamente dos apóstolos e discípulos de Jesus: "...conforme no-los transmitiram os que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da Palavra – resolvi eu também, depois de tudo ter investigado cuidadosamente desde a origem, expor-tos por escrito e pela sua ordem, ilustre Teófilo a fim que reconheças a solidez da doutrina em que fostes Instruído” (Lc 1:2-3).
São Lucas cita no seu Evangelho episódios da vida do Senhor e da Virgem Maria, facto que não se encontra em mais nenhum dos demais Evangelhos. Daí, se conclui que o autor tenha conhecido pessoalmente a Virgem Maria, e assim, chegando ao conhecimento de certos factos da infância de Jesus. Segundo uma piedosa tradição, Lucas é considerado pintor da imagem de Maria, a Virgem Mãe e da vida Mariana.
Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data exacta do seu nascimento, assim como de sua morte. Segundo São Jerónimo São Lucas “Faleceu na Bitínia cheio de Espirito Santo”, supõe-se que esteja sepultado na igreja Hosios Loukas, situada na cidade de Distomo, na Beócia, Grécia, um monumento de arquitectura bizantina.