Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Oliver Stone

Oliver Stone

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Comentários: 4
Oliver Stone

Oliver Stone aprendeu bem cedo o significado das palavras: droga e guerra.

Muitos dos seus filmes foram influenciados pelas suas experiencias de juventude e o mais recente filme "Selvagens" que estreia em Portugal a 6 de setembro. É um filme de ação com jovens americanos que vendem marijuana no sul dos Estados Unidos .

Oliver Stone garante que nunca traficou droga mas, enfim, gostava, "Fumei erva. Gosto de alcool. Acredito no LSD., na mescalina e nos cogumelos. A Californa produz a melhor marijuana do mundo. Gostava de entrar no negócio, mas receio ter problemas com a policia.", contou ao site Hollywood Reporter. E nós acreditamos, pois Stone foi várias vezes preso por posse de marijuana, sendo a primeira vez aos 21 anos, na fronteira mexicana, precisamente onde se passa a ação de "Selvagens".

O realizador teve uma infancia de luxo pois provém de uma familia rica, mas ninguém diria, se o vissem a bordo de um navio mercante, que tinha apanhado em Saigão, no Vietname, para pagar a passagem teve que esfregar o convés, descascar batatas e lavar retretes.

Olivier William Stone nasceu a 15 de setembro de 1946, em Nova York, nos Estados Unidos. Era filho unico de Louis Stone e Jacqueline Goddet. O pai, um judeu que mudou o apelido de Silverstein para stone, trabalhava como corretor na bolsa, em Wall Street, e a mãe era uma catolica francesa.

Oliver Stone estudou nos melhores colegios privados e devido as suas origens maternas, ainda hoje fala fluentemente frances.

Teve uma educação muito conservadora que o marcou de forma negativa, especialmente depois de os pais se divorciarem e descobrir aos 15 anos que o pai estava cheio de dividas e não aplicava os principios que lhe ensinava. Oliver conta ainda que o seu pai tinha amantes, algumas amigas da sua mãe e outras mulheres dos seus melhores amigos.

Para Oliver foi um choque saber que toda a vida de previlégios era artificial. A sua vivencia pessoal serviu de inspiração para o argumento de "Wall Street", que realizou em 1987.

A desilusão e o conflito com o pai fizeram-no alistar-se como voluntário para combater na guerra do Vietname, e provar á familia que era um homem. Fez a recruta e foi incorporado no primeiro batalhão de cavalaria. Em 1967 foi enviado para a guerra, junto à fronteira da Camboja, um dos locais mais violentos do conflito. Pedia aos colegas para o tratarem por soldado Bill Stone, pois achava que o nome Oliver era muito efeminado. Mais tarde, Ferido com estilhaços de bombas no pescoço e nas pernas, foi condecorado com a estrela de bronze por valentia.

Regressou aos Estados Unidos e decidiu inscrever-se no curso de cinema da Universidade de Nova York, onde teve aulas com Martin Scorsese.

Entre 1976 e 1978 escreveu as histórias que tinham marcado a sua juventude e que estiveram na origem dos filmes que realizou na década seguinte: "Platoon - os bravos do pelotão" e "Nascido a 4 de julho".

Agora, compreendemos como o passado do cineasta marcou muitos dos seus filmes.


Cristina Queiros

Título: Oliver Stone

Autor: Cristina Queiros (todos os textos)

Visitas: 0

617 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    12-09-2014 às 11:33:42

    Que lição de vida o Oliver Stone nos traz! É de grande tristeza saber dos relatos de uma família que vivia de aparências e não eram felizes. Como seus filmes eram tão íntimos dele. Muito bom!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    24-04-2014 às 21:38:56

    É interessante descobrir como acontece as inspirações para um filme. Não conhecia a história de vida de Oliver Stone e fiquei surpreendida. Muito bem detalhado esse texto.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 15:53:54

    eu não conhecia Oliver Stone senão pelo nome. não conhecia o seu trabalho até ao dia 5 de de setembro, dia em fui ver a ante-estreia do filme "selvagens" e adorei. é um filme com uma grande história, com grandes actores e com um grande realizador. desconhecia o seu passado com as drogas. não fazia ideia, mas faz parte de um individuo passar por alguns processos que nem sempre fazem sentido para um público comum.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoInes Goncalves

    06-09-2012 às 17:37:25

    Eu até gostei de alguns filmes desse Oliver stone..
    Mas não gosto do ator, é mais um drogado que influencia a juventude que temos hoje em dia, so drogados.
    Ainda dissem que o futuro são eles.. que vergonha

    ¬ Responder

Comentários - Oliver Stone

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios