Leonardo da Vinci, o homem desconhecido
Sem dados concretos sobre a sua infância, salta-se para a idade de dezasseis anos e é com esta idade que vai para Florença. Nesta cidade de Itália, o seu pai coloca-o como aprendiz na oficina de Andrea de Cione, mais conhecido por Verrochio e aqui permanece durante cinco anos. Sabe-se que foi fortemente influenciado por este e por Lourenço de Médicis.
A partir de 1473, a carreira de Leonardo começa a desenvolver-se gradualmente. Em Milão, o pintor recebe um aglomerado de encomendas, geralmente, com o fim de representar temas religiosos. Consta-se que foi neste período que aperfeiçoou a técnica designada de Sfumato (esta técnica pode ser encontrada em Gioconda, 1506-1510 e 1513-1516, na parte dos olhos e da boca da personagem retratada).
O Leonardo da Vinci proporciona-nos um mundo surpreendente a nível de criatividade e imaginação. é uma personagem que deixa sempre algo mais a dizer, mais uma lacuna a ser preenchida, mais alguma coisa a ser descoberta. Quem vai dizer o que ainda não foi dito? Quem vai preencher a lacuna que ainda não foi preenchida? Quem vai descobrir o que ainda não foi descoberto? Quem vai voltar a contribuir para a História da Arte? Embora hajam muitas opiniões, no fim de séculos, precisamos de um ponto final, pois não se pode inventar mais para fazer viver a História.