Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Karl Marx: Biografia e Suas Principais Obras

Karl Marx: Biografia e Suas Principais Obras

Categoria: Biografias
Visitas: 50
Karl Marx: Biografia e Suas Principais Obras

Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tríer, província alemã do Reno. Foi economista, historiador, sociólogo e socialista alemão. Perdeu a razão de viver após a morte de sua esposa em 1881 e de sua filha mais velha em 1882, vindo a falecer em 14 de março de 1883, em Londres, na Inglaterra.

Uma de suas primeiras obras foi O Manifesto Comunista, em 1848, porém seu trabalho mais importante foi O Capital, que teve seu primeiro volume publicado em vida, mas os demais volumes foram publicados por Engels após sua morte, seu parceiro de vários trabalhos. Embora Marx não tenha vivido para ver a aplicação de suas ideias na prática, seu trabalho influenciou a formação dos regimes comunistas no séc. XX.

Principais obras de Karl Marx:
- Manuscritos Econômico-Filosóficos (1844);
- A Ideologia Alemã (1845);
- A Miséria da Filosofia (1847);
- Manifesto Comunista (1848);
- O 18 Brumário de Luís Bonaparte (1852);
- Contribuição à Crítica da Economia Política (1857);
- O Capital (1867) – Sua maior obra!

Conforme Pauline e Silva (2004), Karl Marx foi financiado pelo amigo Friederich Engels, pois o único emprego remunerado que teve foi de secretário de ferrovia, mas foi demitido porque sua caligrafia era péssima. Tinha um grande domínio sobre os assuntos relacionados à Ciência Econômica, contribuindo muito para o campo da economia.

Seus trabalhos mais importantes são anteriores aos de Durkheim, mas, ao contrário deste, era discreto quanto à ideia de que a sociologia pudesse englobar leis gerais e externas como as das ciências naturais.

“Para Marx, cada época histórica é construída em torno de um tipo específico de produção econômica, organização de trabalho e controle de propriedade, criando sua própria dinâmica” (pg. 36).

Trouxe ainda sua contribuição a sociologia introduzindo a teoria do método dialético. Essa teoria possui quatro características fundamentais, a saber:
1) Tudo se relaciona: lei da ação recíproca e da conexão universal;
2) Tudo se transforma: lei da transformação universal e do desenvolvimento incessante;
3) A mudança qualitativa;
4) A luta dos contrários.

Como visto, Karl Marx teve seus conceitos e ideias estabelecidos a partir de sua morte e Engels ajudou muito na finalização de algumas de suas obras. Ele influenciou e influencia até hoje para o campo não só da sociologia, mas da economia, filosofia. Seus estudos a respeito da sociedade foram bem importantes na sua época e o é até os dias atuais.


Yuri Silva

Título: Karl Marx: Biografia e Suas Principais Obras

Autor: Yuri Silva (todos os textos)

Visitas: 50

419 

Comentários - Karl Marx: Biografia e Suas Principais Obras

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios