Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Jorge Amado

Jorge Amado

Categoria: Biografias
Jorge Amado

Quantas obras conhece de Jorge Amado? Alguma vez se tinha debruçado sobre esta pergunta tão simples?

Mesmo para aqueles que não são amantes de literatura, conhecem temas e histórias de “Dona Flor e seus 2 Maridos”, ou Capitães de Areia.

Em 1977 Portugal rendia-se aos pés de Jorge Amado, quando a sensualidade de Sónia Braga arrebatava em “Gabriela Cravo e Canela”. A primeira telenovela transmitida em Portugal carregava a história de um dos maiores escritores de todo o mundo. O amado, Jorge Amado.
Mas se conhecemos a história de “A Tenda dos Milagres” ou de “Tieta do Agreste”, vamos espreitar a história do maior ficcionista de todo o grande Brasil.

Nasceu numa fazenda na Bahia em Agosto do ano de 1912. Ainda pequeno deixa a fazenda e descobre o que existia para lá da fazenda dos pais e inspira-o para as história que começou desde cedo a imaginar e a escrever de letra, ainda antes mesmo de saber segurar na caneta.
Aprende a ler e a escrever aos cuidados da mãe e após ingressar na escola publica, cria e organiza o jornal da escola “A Luneta”. Desde cedo é-lhe reconhecida a paixão pela escrita e quem lê as suas redações, teça-lhe os elogios merecidos e rende-se a este tão promissor escritor.

Ingressa na Faculdade Federal do Rio de janeiro e a década de 30 serviu-lhe para uma absoluta instrução de politica e artes.

Comunista convicto, viu-se obrigado a viver exilado na Argentina, Uruguai, Paris e Praga entre o ano 1941 e 1952. Jornalista, exilava-se por defender as suas convicções, mas sorvia todas e quaisquer cidades de exilio de forma extraordinária, sede que lhe ofereceu um conhecimento arrebatador de gentes, cidades, países, costumes, culturas.

Recebeu vários prémios no Brasil e no resto do mundo. Em Portugal foi distinguido com o Prémio camões em 1995. Contam-se prémios em Itália, Moscovo, Paris, Roma, Bulgária entre tantos outros.

As suas obras foram traduzidas em mais de 49 idiomas e dialetos (albanês, macedônio, mongol, persa, entre tantos outros) e publicadas em mais de 55 países.

Faleceu com 88 anos em Salvador (Bahia) e deixou um legado de letras único, repletos de histórias extraordinariamente criadas.

“O Amor do Soldado”, “Terras do Sem Fim”, “Pastores da Noite” e tantas, tantas outras obras únicas e memoráveis. Fica a tristeza quando morre um fantástico criador.

“Mas eu o tentarei, como ele próprio aconselhava, pois o importante é tentar, mesmo que seja o impossível” Jorge Amado


Carla Horta

Título: Jorge Amado

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

605 

Comentários - Jorge Amado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios