Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > John F Kennedy

John F Kennedy

Categoria: Biografias
John F Kennedy

O 35º Presidente dos Estados Unidos

Nascido em Brookline, Massachusetts, a 29 de Maio de 1917, John F Kennedy ficou conhecido por ter sido o Presidente dos Estados Unidos da América que lançou o mote de chegar à lua numa década, é considerado uns dos grandes impulsionadores do sucesso do país na área espacial.

É ainda tido como um dos maiores líderes mundiais do século XX. Em 1963, quando preparava a campanha para a reeleição, durante uma visita a Dallas, num desfile em que ia num carro aberto, foi atingido com dois tiros no pescoço e cabeça. Faleceu 30 minutos depois.

Filho de Joseph P. Kennedy, embaixador dos Estados Unidos no Reino Unido na década de 30. Durante a segunda guerra mundial serviu na marinha onde foi condecorado por bravura. Em 1943 foi ferido e reformou-se do serviço militar com problemas na coluna vertebral.
A 12 de Setembro de 1953 casou-se e teve dois filhos.

Estudou na Universidade de Harvard em 1940, formando-se em Relações Internacionais. Começou a carreira política em 1946 sendo eleito pelo partido democrata como deputado federal no estado de Massachusetts, sendo reeleito mais duas vezes, em 1948 e 1950.

A 12 de Setembro de 1953 casou-se e teve dois filhos. Em 1960 concorreu às eleições presidenciais.Venceu e foi designado pelo partido democrata como candidato à Presidência, tendo como principal oponente Richard Nixon. A 8 de Novembro do mesmo ano, após uma campanha renhida, Kennedy venceu por uma diferença significativa.

Foi um presidente que defendeu as causas das minorias e do papel de cada cidadão no país, tendo enviado tropas para o sul para garantir os direitos civis da população negra. De 1961 a 1963 vários países sul-americanos receberam ajudas nos sectores da alimentação e do vestuário, sendo conhecida por a “Aliança para o Progresso”.




Tentou a aproximação com a URSS e uma gradual desmilitarização, para evitar um choque entre as duas maiores potências do mundo, facto que desagradou à indústria de armamento do mundo. Promoveu uma revolução no Governo e na CIA, anteriormente desacreditada pelas decisões dos seus antecessores.


Bruno Jorge

Título: John F Kennedy

Autor: Bruno Jorge (todos os textos)

Visitas: 0

611 

Comentários - John F Kennedy

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios