Galba e Otão
Galba ascende a imperador após Nero ser considerado inimigo público pelo Senado. Este, mesmo antes de se apresentar a tribunal já era aclamado imperador pelo povo, contudo demorou algum tempo a aceitar esta nomeação. Após a morte de Nero, anunciado por Ícelo, Galba aceita o cargo. Desde o momento em que ascende a imperador, Galba vai confrontar-se com algum descontentamento por parte dos soldados, pois Nínfidio Sabino prometeu a estes uma quantia de dinheiro impagável para aclamarem Galba como imperador. Galba ainda carregava outro problema consigo: a falta de descendência. O imperador romano não possuía filhos e já tinha uma certa idade, portanto decide adoptar um filho para o seguir. Vínio propôs Otão com o intuito de este casar com a sua filha.
Infelizmente para este oportunista, a escolha recai sobre Lúcio Calpúrnio Pisão Frugi Liciniano e não sobre Marco Otão.
Após a anunciação de Pisão como sucessor de Galba, Otão começa o processo que originará o homicídio de Galba e do seu filho adoptivo. Os soldados, revoltados, começam a aclamar Otão no Foro, culminando na morte de Galba e Pisão. No entanto, a ascensão de Otão rapidamente se transforma em queda quando Vitélio também é aclamdo imperador. A guerra não tardou a chegar, pois um acordo era impossível. Foi na Batalha de Betríaco que estes se confrontaram, concluindo na derrota de Otão e no seu imediato suicidio. Os soldados que apoiavam Otão tiveram que entregar-se a Vitélio.
Segundo Plutarco, os soldados são os grandes culpados pela sucessão e queda dos imperadores. São fracos, ambiciosos, arrogantes, boémios e não têm experiência de guerra. Vão ter um papel determinante na história.
A obra Vidas de Galba e de Otão de Plutarco é uma obra de grande valor histórico e documental que descreve ao pormenor a sucessão de Nero, Galba, Otão, Vitélio e Vespasiano e, consequentemete, as suas quedas.
Na obra há duas fases fundamentais a salientar: a morte de Nero e sucessão de Galba, Otão é proclamado imperador pelos soldados e manda assassinar Galba e o seu filho e Vitélio ganha a batalha contra a Otão e é proclamado imperador.