Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Émile Durkheim: Principais Ideias

Émile Durkheim: Principais Ideias

Categoria: Biografias
Visitas: 175
Émile Durkheim: Principais Ideias

Nasceu em 15 de agosto de 1958, em Epinal, França, e era filho de judeus. Formou-se em Direito e Economia, mas todas as suas obras são dedicadas à sociologia. Acredita-se que sua morte, ocorrida em 15 de dezembro de 1917, tenha relação com a tristeza pela perda do filho na guerra do ano anterior. Foi com Durkheim que, na segunda metade do século XIX, a sociologia passa a existir com objeto, método e objetivos claros e definidos. (PAULIN; SILVA, 2004).

Conforme Paulini e Silva (2004), Durkheim destaca que a compreensão da sociedade deve ser feita como um conjunto de ideias, que são alimentadas pelos homens que fazem parte dela. Durkheim defende que a sociologia deve ser um instrumento científico da busca de soluções para os desvios da vida social, tendo uma dupla finalidade: explicar os códigos de funcionamento da sociedade e intervir nesse funcionamento por meio de antídotos que possam amenizar os males da vida social.

Em resumo podemos afirmar que, para Durkheim, o modo como o homem age é sempre condicionada pela sociedade. Para melhor explicar esse assunto os fatos sociais possuem três características fundamentais, conforme Paulini e Silva (2004):

- Coerção social: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, e estes se conformam com as regras ditadas pela sociedade em que vivem, não levando em consideração suas vontades e escolhas. São exemplos as forças quanto ao idioma, tipo de formação familiar ou códigos de leis;
- Exteriores: força relacionada a aquilo que já existe ou atua sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou adesão consciente. As regras sociais, os costumes, as leis, os sistemas de moedas, os instrumentos de créditos, as práticas profissionais existem antes do nascimento das pessoas;
- Generalidades: todo fato social deve ser geral, ou seja, se repetir em todos os indivíduos ou na sua maioria. Neste sentido, referem-se a um estado comum de um grupo, como as formas de habitação, de comunicação, os sentimentos e a moral.

Durkheim é visto como um “evolucionista”, pois defendia que a sociedade seria mais justa e o indivíduo mais feliz se houvesse o sentimento da solidariedade, assim como uma nova ordem mundial.


Kizua Urias

Título: Émile Durkheim: Principais Ideias

Autor: Kizua Urias (todos os textos)

Visitas: 175

427 

Comentários - Émile Durkheim: Principais Ideias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios