Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > D. Manuel I, o Venturoso

D. Manuel I, o Venturoso

Categoria: Biografias
Visitas: 6
D. Manuel I, o Venturoso

D. Manuel, filho do infante D. Fernando (irmão de D. Afonso V), e de D. Beatriz, nasceu em Alcochete a 31 de Maio de 1469. Foi aclamado rei em Alcácer do Sal, local onde se encontrava quando D. João II morreu no Algarve a 25 de Outubro de 1495. Não tendo sido jurado herdeiro do trono em cortes, tratou de as convocar para Montemor-o-Novo. O seu cognome ficou O Venturoso, devido às suas expedições em "mundos" por descobrir.

Em 1497, um ano depois de assinado o contrato de casamento em Burgos, D. Manuel casou em Castela com a infanta D. Isabel, a viúva do infante D. Afonso (filho de D. João II).

Com a morte do príncipe João no mesmo ano, D. Isabel foi elevada a herdeira natural dos tronos de Castela e Aragão, um estatuto muito apreciado pelo monarca português. Todavia, Isabel morreu ao dar à luz D. Miguel da Paz em 1498 e, dois anos mais tarde, em 1500, o herdeiro dos tronos peninsulares também faleceu.

Nesse mesmo ano, D. Manuel contraiu o segundo matrimónio com a infanta D. Maria, irmã da falecida rainha portuguesa, e a 6 de Junho de 1502, nasceu o herdeiro da coroa portuguesa, dando início ao nascimento de uma numerosa prole, que deixou o monarca desafogado até 1517, data em que D. Maria de Castela faleceu de causas naturais.

O futuro D. João III nasceu a 7 de Junho de 1502, nos Paços da Alcáçova, sete anos depois de D. Manuel ter subido ao trono português. Após o nascimento do príncipe, e em paz com a sorte que Deus lhe tinha concedido, o monarca empreendeu uma viagem a Santiago de Compostela.

No ano seguinte à morte da rainha D. Maria, a 24 de Novembro de 1518, o monarca consagrou o terceiro e último casamento com D. Leonor, irmã de Carlos V, aumentando o seu número de herdeiros em três anos de casamento. Contudo, consta-se que D. Leonor de Áustria estava prometida ao seu filho, o príncipe D. João.

D. Manuel viria a falecer a 13 de Dezembro de 1521, com 52 anos, vítima da epidemia.


Daniela Vicente

Título: D. Manuel I, o Venturoso

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 6

762 

Comentários - D. Manuel I, o Venturoso

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios