Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > D. Filipe II e D. Filipe III de Espanha

D. Filipe II e D. Filipe III de Espanha

Categoria: Biografias
D. Filipe II e D. Filipe III de Espanha

Filipe III de Espanha nasceu em Madrid, a 14 de Abril de 1578, filho de Filipe I de Espanha e de D. Ana de Áustria, neto do imperador Carlos VI, Carlos I de Espanha. Com a morte do seu pai, sucedeu ao trono espanhol e português a 13 de Setembro de 1598.

Em 1569, D. Filipe III de Espanha casou com D. Margarida de Áustria, filha de Carlos de Áustria e de Maria Ana de Baviera. Este casamento foi realizado por procuração na cidade de Ferrara, a 13 de Novembro de 1598, e, pessoalmente, em Valência, seis meses depois, a 18 de Abril de 1599. Deste casamento resultou oito filhos: Filipe, futuro Filipe IV de Espanha, III de Portugal (e último), Afonso Maurício, Margarida, Carlos, Maria Ana, Ana Maurícia e Fernando. Em 1611, a rainha D. Margarida de Áustria faleceu, sujeitando o seu fiel esposo à mais pura das depressões.

D. Filipe II de Portugal faleceu a 31 de Março de 1621, em Madrid. Jaz no Escorial, assim como o seu pai.

Com apenas 16 anos, D. Filipe IV de Espanha, III de Portugal sobe ao trono das potências peninsulares. Nasceu em Valladolid, a 8 de Abril de 1605, filho de Filipe III de Espanha, II de Portugal, e de Margarida de Áustria. Casou com Isabel de Bourbon, com quem teve 4 filhos: Baltasar, Margarida, Filipe e Carlos, futuro Carlos II.

Como já tinha feito o seu pai, também Filipe III de Espanha vai entregar os assuntos de Estado aos seus validos, destacando-se entre Gaspar de Gúsman. Em 1634, a duquesa viúva de Mântua foi nomeada vice-rainha, e Miguel de Vasconcelos, secretário de Estado. Em 1635, a França declarou guerra a Espanha. Foi o princípio do fim da «ditadura espanhola» na terra lusitana. Em 1637, deu-se a revolta do Manuelinho, e dois anos mais tarde, as hostes estavam prontas para a nova fase que se avizinhava sobre a liderança de D. João, duque de Bragança, futuro D. João IV. Em 1640, a Catalunha e Portugal levantou-se contra Filipe IV de Espanha. A 1 de Dezembro de 1540, deu-se a Implantação da República. A duquesa de Mântua foi detida, cedendo o seu lugar ao duque de Bragança. Filipe III de Portugal tentou recuperar o país, mas perdeu todas as batalhas (Ameixial, Castelo Rodrigo e Montes Claros).

Faleceu 17 de Setembro de 1665, em Madrid.


Daniela Vicente

Título: D. Filipe II e D. Filipe III de Espanha

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

642 

Comentários - D. Filipe II e D. Filipe III de Espanha

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios