Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > D. Dinis, o Lavrador

D. Dinis, o Lavrador

Categoria: Biografias
Visitas: 4
D. Dinis, o Lavrador

D. Dinis nasceu em Lisboa ou Santarém, a 9 de Outubro de 1261, filho de D. Afonso III, o Bolonhês (1248-1279), e de D. Beatriz de Castela, e foi o sexto rei de Portugal da primeira dinastia, afonsina. Cognominado o Lavrador. Com a morte de D. Afonso III a 16 de Fevereiro de 1279, subiu ao trono português. Casou com D. Isabel de Aragão, a Rainha Santa, filha de D. Pedro III, o Grande, e de D. Constança, a 26 de Junho de 1282, em Trancoso. Deste casamente teve D. Constança, a 3 de Janeiro de 1290, e D. Afonso, futuro D. Afonso IV, a 8 de Fevereiro de 1291. Teve mais filhos fora do casamento: D. Pedro, 3º Conde de Barcelos, filho de D. Grácia Anes, D. Afonso Sanches, filho de D. Aldonça Rodrigues da Telha, D. João Afonso, filho de D. Maria Pires, D. Fernando Sanches, D. Maria Afonso I, filha de D. Marinha Gomes, e D. Maria Afonso II.

A 12 de Novembro de 1297, foi celebrado o Tratado de Alcanizes entre D. Fernando IV, rei de Leão e Castela, e D. Dinis, rei de Portugal, em Alcanizes. Neste tratado ficaram delimitadas decididamente as fronteiras entre os dois reinos.

No campo da cultura, para além de ter sido um fantástico poeta trovador (cantigas de amigo), criou a primeira Universidade em Portugal, na cidade de Lisboa, em 1290, designada Estudos Gerais. Em 1308, transferiu a a Universidade para Coimbra. Foi também no seu reinado que o papel começou a substituir o pergaminho.

Três anos antes de falecer, D. Dinis começou a dar sinais de cansaço. A guerra civil com o filho D. Afonso, entre 1319 3 1324, foi muito desgastante para o monarca. Antes de falecer em Santarém, a 7 de Janeiro de 1325, ainda viu nascer dois dos seus netos, D. Leonor e D. Afonso. Foi sepultado no Mosteiro de São Dinis, em Odivelas.

D. Isabel de Aragão faleceu a 4 de Julho de 1336, em Estremoz. Durante a sua vida esteve sempre muito ligada à caridade. Fundou o Mosteiro de Santa Clara de Coimbra e o Hospital dos Inocentes em Santarém. Foi canonizada em 1625.


Daniela Vicente

Título: D. Dinis, o Lavrador

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 4

657 

Comentários - D. Dinis, o Lavrador

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios