Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > D. Afonso V, o Africano

D. Afonso V, o Africano

Categoria: Biografias
D. Afonso V, o Africano

Filho do rei D. Duarte e de D. Leonor, filha de D. Fernando I, rei de Aragão e da Sicília, Afonso V nasceu em Sintra, a 15 de Janeiro de 1432. Seu pai, D. Duarte, teve um reino muito curto (1433-1438), morrendo vítima de peste a 9 de Setembro de 1438, em Tomar.

D. Duarte, filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, nasceu a 31 de Outubro de 1391, chegou ao trono português em 1433, e faleceu em 1438. Deixou uma herança cultural do seu reinado: o Leal Conselheiro e A Arte de Bem Cavalgar Toda a Sela. Irmão do infante D. Henrique, quinto filho do casal. Ficou ligado às conquistas marítimas, de Porto Santo, em 1419, da Madeira, em 1420, e dos Açores, em 1427. Fundou em Sagres a famosa escola náutica; e irmão de D. Fernando, o Infante Santo, oitavo e último filho do casal. Foi mestre da Ordem de Avis. Quando D. Duarte faleceu, D. Afonso tinha apenas 6 anos. Nas Cortes de Lisboa, em 1439, elegeu-se D. Pedro como regente do reino. Só em 1448, D. Afonso V, o Africano, começou a governar sozinho. D. Pedro faleceu na Batalha da Alfarrobeira. (sepultado no Mosteiro da Batalha).

D. Afonso V casou com a sua prima, D. Isabel, filha do infante D. Pedro. A união destes festejou-se a 25 de Maio de 1442, em Óbidos, tendo o pequeno Afonso apenas 9 anos. Casaram em 1447, um ano depois de D. Afonso V ter atingido a maioridade, aos 14 anos. Deste casamento, tiveram três filhos: D. João, que morreu em criança, D. Joana, a Santa Joana, e D. João, o futuro D. João II.

O reinado de D. Afonso V ficou marcado pela conquista das praças de áfrica: Alcácer Ceguer, em 1458, Arzila e Tânger, em 1471, Larache e Anafé. Durante o seu reinado, o seu tio, infante D. Henrique prosseguiu com as conquistas marítimas: S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde. Quando o seu tio morreu, entregou a exploração da Costa Ocidental Africana a Fernão Gomes.
D. Afonso V faleceu em Sintra, a 28 de Agosto de 1481.

Daniela Vicente

Título: D. Afonso V, o Africano

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

641 

Comentários - D. Afonso V, o Africano

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios