Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Conhecendo Kubrick

Conhecendo Kubrick

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Comentários: 2
Conhecendo Kubrick

Obras clássicas, com histórias densas e cheias de simbolismos. Stanley Kubrick é o diretor que pode ser considerado completo, com seu currículo recheado de filmes sensacionais, para o público que não se contenta apenas com efeitos especiais ou reviravoltas extremas(comum aos filmes atuais).

Kubrick nasceu na urbana Nova York em 26 de junho de 1938, tendo iniciado sua carreira como diretor no filme Medo e Desejo, em 1953 e concluindo seu último, De Olhos Bem Fechados, em 1999, ano de sua morte. Entre elas, uma ficha de filmes geniais, carregados do que há de melhor em sua personalidade: críticas ácidas, épicos grandiosos, minimalismo, simetria, humor negro e densas tramas.

Dentre tal filmgrafia, há algumas obras que merecem a honra de destaque. 2001: Uma Odisseia no Espaço(lançado em 1968), adaptação homônima do livro de Arthur C. Clarke, impressiona por ser fiel ao livro, conter uma fotografia impecável e refletir toda a sensação de desconforto e reflexão que o tema proposto pode provocar.




Laranja Mecânica(1971) também não fica atrás. Também adaptado de um livro(autor Anthony Burgess), acompanha a história de Alex, um garoto que muito poderia ser qualquer pessoa. Gosto apurado para música e violência, passa a por um tratamento que tira toda sua liberdade.

O Iluminado(1980), amado por uns e odiado por muitos, adapta o livro de mesmo nome do escritor Stephen King. Mas são visivelmente obras opostas, sendo ambas de grande valor. Atuações impecáveis, e situações pesadas criadas habilmente marcam este clássico do terror.

Finalizando no melhor estilo Kubrick, há o filme De Olhos Bem Fechados, com Nicole Kidman e Tom Cruize escolhidos especialmente para o papel de casal principal. Relata a história de um relacionamento perturbado, de como a verdade age como uma ferramenta de construção e desconstrução, e também sobre como as máscaras libertam o que há de profundo na natureza humana.

Stanley Kubrick também tem seu dedo em A.I. - inteligência artificial(2001). Fruto de sua imaginação, mas não chegando nem a sair do papel enquanto em vida; Steven Spielberg assumiu o projeto, mesclando suas características e gerando um filme único.

Mas não menos importantes são as demais obras do diretor e roteirista. Lolita(1962), Dr. Fantástico(1964), Nascido Para Matar(1987) e outros também são imperdíveis, grandes clássicos que toda pessoa que julga conhecer de cinema deveria assistir.


Wallace Randal

Título: Conhecendo Kubrick

Autor: Wallace Randal (todos os textos)

Visitas: 0

602 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    24-04-2014 às 22:09:48

    Muito boa abordagem de Kubrik, nota-se que ele se esforçava muito para apresentar os melhores filmes ao público. Um homem merecedor de sucesso!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaiany Nascimento

    13-09-2012 às 13:52:19

    Gostei muito deste texto. Wallace você é um grande autor do site ruadireita.com, pois seus textos são de ótima qualidade e conteúdo, além dos assuntos interessantes de que trata aqui. Particularmente, eu ainda não conhecia este diretor chamado Stanley Kubrick, mas conheço o famoso filme redigido por ele: Laranja Mecânica. Conhecer um pouco de sua história foi muito interessante e fico aguardando por novos artigos produzidos por você! Obrigada por ajudar a promover o conhecimento.

    ¬ Responder

Comentários - Conhecendo Kubrick

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios