Amália Rodrigues
Internacionalmente conhecida como a Rainha do Fado, foi considerada uma das melhores embaixadoras da cultura portuguesa. Amália deu um novo fulgor ao fado…
Nascida em Lisboa, durante o mês de Julho de 1920, Amália Rodrigues, tornou-se enquanto viva, uma lenda da musica portuguesa, cuja fama e nome tornou-se um ícone da musica. Após o 25 de Abril, foram-lhe prestadas homenagens, sendo condecorada com o grau oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Porém, nesta altura também viveu problemas financeiros, o que a levou a ter que se desfazer de alguns bens.
Faleceu a 6 de Outubro de 1999, com 79 anos, depois de ter estado uns dias a passar férias na sua casa no litoral alentejano.
Oriunda de uma família da Beira Baixa. A família procurava melhores condições de vida, mas o pai não conseguia arranjar emprego. Assim, quando Amália tinha 14 meses, retornaram ao Fundão, menos ela, que ficou a viver com os avós. Com 9 anos foi para a escola, mas teve que interromper os estudos três anos depois, para ajudar nas despesas da família.
Num concurso de descobertas de talentos, no qual acabou por não participar, conheceu Francisco Cruz, um guitarrista amador, com quem casou em 1940 e de quem se divorciou em 1943.
Goste-se de fado ou não, têm-se que admitir que, Amália foi e continua a ser um ícone da musica Portuguesa.