Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Abraham Lincoln

Abraham Lincoln

Categoria: Biografias
Visitas: 16
Comentários: 1
Abraham Lincoln

1 de Janeiro de 1963, foi o dia em que Abraham Lincoln divulgou a Proclamação da Emancipação, o que levou à libertação dos escravos, numa altura em que a escravatura estava em força. Com esta decisão, o nome de Abraham Lincoln nunca mais foi esquecido. Além de ter sido o 16º Presidente dos Estados Unidos (1861-1865) foi também o primeiro Presidente do Partido Republicano dos Estados Unidos da América.

Nascido a 12 de Fevereiro de 1809, no Estado do Kentucky, no Sul dos EUA, filho de uma família de lavradores, cedo teve que começar a trabalhar arduamente para ajudar a família, até porque ficou sem mãe ainda em criança.A 1 de Abril de 1865 termina a guerra civil.

A vitória dos nortistas levou à reeleição de Lincoln. Só que 14 dias após o término da guerra, foi assassinado em Washington DC, enquanto assistia a uma peça de teatro. Um dos actores mais conhecidos da época, John Wilkes Booth, defensor da causa sulista, deu-lhe um tiro na cabeça. Lincoln acabaria por não resistir e morreu no dia seguinte.

Ao ir viver para o Indiana com o pai e a madrasta, após a morte da mãe, Abraham, ambicionava ser alguém na vida. Assim, todos os dias depois do trabalho, ia para casa ler os livros que lhe iam emprestando. O certo é que com tanta dedicação, foi aprovado nos exames de direito em 1836 e tornou-se um advogado muito popular.

Um ano depois, foi viver para Springfield, no Illinois, onde além de ter subido na carreira, conheceu aquela que viria a ser sua esposa. Depois de cinco anos de namoro, casa com Mary Todd, uma mulher igualmente ambiciosa.

É também nesta altura que começa a sua carreira política. De 1847 a 1849 actuou no Congresso, mas tornou-se impopular ao opor-se à guerra no México. Decidiu abandonar a política e dedicar-se somente à advocacia, só que um revés na política nacional em relação à escravatura, trouxe-o de novo a cena. Faleceu a 15 de Abril 1865.

Um homem que acreditava na igualdade entre os homens, um grande impulsionador da abolição da escravatura nos Estados Unidos, Muitos afirmam que foi isto mesmo que levou à sua morte,


Bruno Jorge

Título: Abraham Lincoln

Autor: Bruno Jorge (todos os textos)

Visitas: 16

618 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • WALTER BIFULGO

    04-07-2014 às 00:00:11

    MERA REDUNDÂNCIA COMENTAR! É SIMPLESMENTE NO MEU CONCEITO UM DOS MAIORES ESTADISTAS!!!

    ¬ Responder

Comentários - Abraham Lincoln

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios