Abraham Lincoln
Nascido a 12 de Fevereiro de 1809, no Estado do Kentucky, no Sul dos EUA, filho de uma família de lavradores, cedo teve que começar a trabalhar arduamente para ajudar a família, até porque ficou sem mãe ainda em criança.A 1 de Abril de 1865 termina a guerra civil.
A vitória dos nortistas levou à reeleição de Lincoln. Só que 14 dias após o término da guerra, foi assassinado em Washington DC, enquanto assistia a uma peça de teatro. Um dos actores mais conhecidos da época, John Wilkes Booth, defensor da causa sulista, deu-lhe um tiro na cabeça. Lincoln acabaria por não resistir e morreu no dia seguinte.
Ao ir viver para o Indiana com o pai e a madrasta, após a morte da mãe, Abraham, ambicionava ser alguém na vida. Assim, todos os dias depois do trabalho, ia para casa ler os livros que lhe iam emprestando. O certo é que com tanta dedicação, foi aprovado nos exames de direito em 1836 e tornou-se um advogado muito popular.
É também nesta altura que começa a sua carreira política. De 1847 a 1849 actuou no Congresso, mas tornou-se impopular ao opor-se à guerra no México. Decidiu abandonar a política e dedicar-se somente à advocacia, só que um revés na política nacional em relação à escravatura, trouxe-o de novo a cena. Faleceu a 15 de Abril 1865.
Um homem que acreditava na igualdade entre os homens, um grande impulsionador da abolição da escravatura nos Estados Unidos, Muitos afirmam que foi isto mesmo que levou à sua morte,
Comentários ( 1 ) recentes
- WALTER BIFULGO
04-07-2014 às 00:00:11MERA REDUNDÂNCIA COMENTAR! É SIMPLESMENTE NO MEU CONCEITO UM DOS MAIORES ESTADISTAS!!!
¬ Responder