Será que é uma refém dos padrões de beleza
Há que, em primeiro lugar, ter consciência de que as modelos que desfilam nas passerelles pertencem a um tipo físico restrito e que, por razões fisiológicas (herança genética, metabolismo favorável, etc.) ostentam aquele aspeto típico, mas que não tem de ser considerado o mais bonito ou agradável. Quer isto dizer que pouco ou nada se pode fazer para moldar o corpo de forma espartana e para o submeter a um outro biótipo. Se os pais da mulher que deseja ser alta, loura e esbelta, apresentarem baixa estatura, forem morenos e com tendência natural para engordar, então será loucura encetar uma batalha na clínica de cirurgia estética.
Por outro lado, há que considerar o que é que faz um ser humano verdadeiramente feliz: será a família, os amigos, a realização profissional, os filhos ou, única e simplesmente, o físico? Apesar de constituir uma parte da vida a que se deve dedicar alguma atenção, o físico não pode sobrepor-se, de forma alguma, a todos os outros quadrantes da vida que são igualmente (e alguns ainda mais) cruciais para o pleno desenvolvimento do ser humano. Há, também, que ter cautela com os efeitos negativos que algumas mães estarão a passar para as suas filhas que começam a traçar uma imagem negativa de si mesmas, ao nível físico e que começam a enveredar por caminhos perigosos, como o da bulimia ou o da anorexia. Saliente-se, ainda, que o sexo feminino alcançou importantes conquistas no último século ao nível da sua emancipação face ao homem, tornando-se mais livre e poderoso. Mas o espartilho dos requisitos mínimos da beleza numa mulher tem-na tornado cada vez mais prisioneira de algo absolutamente virtual: a imagem.
Pense, pois, duas vezes, ao olhar-se ao espelho: se o seu marido lhe repete infatigavelmente que está bonita, será que não é mesmo verdade?
Também vai gostar:
Comentários ( 11 ) recentes
- Nilson Uemoto
03-10-2012 às 06:07:43Existe uma grande diferença entre ser vaidosa e refém dos padrões de beleza.Uma pessoa vaidosa se ama, tem auto estima e ela procura se cuidar para se sentir bem consigo mesma e com isso consegue também agradar aos outros.Uma pessoa refém dos padrões de beleza tem baixa auto estima e se preocupa demasiadamente com a opinião dos outros sobre ela e por mais que esteja com rosto e corpo perfeitos, ainda acha que está feia.
¬ Responder - Pedro gil Ferreira
28-09-2012 às 10:55:28A leitora é uma refém dos padrões de beleza?. Se sim, tem todo o direito mas o que eu acho é que a beleza vem do interior de nós mesmos.Assim, não interessa estar de acordo com o padrão de beleza da moda, se adotarmos atitudes incorretas e frias ante a sociedade.Na falta de valores a beleza torna-se secundária e sem valor ou atrativo.
¬ Responder - Cristina Sousa
27-09-2012 às 12:31:38Não sou refém dos padrões de beleza. Eu é que defino o meu padrão de beleza, tendo sempre como base o estado da minha saúde. Pois a nossa aparência é a imagem que transmitimos aos outros da nossa saúde. Cabe-me a mim descobrir um eu mais feliz na minha vida e nas minhas relações.
¬ Responder - Nilson Uemoto
27-09-2012 às 06:17:26Não tem jeito pessoal,por mais que tentemos negar, o fato é que se você não corresponde aos padrões de beleza ditadas pela mídia e pela sociedade, você é visto com maus olhos pelas pessoas,todos nós vamos pelas aparências, não adianta ser hipocrita e disfarçar isso,por isso que as mulheres principalmente fazem de tudo para corresponder a esses padrões de beleza.
¬ Responder - Teresa Maria Batista Gil
26-09-2012 às 13:19:05A leitora é uma refém dos padrões de beleza?. Daquelas que valoriza a beleza como um padrão social ou a cultiva para a sua própria auto-estima e valorização pessoal.Sinceramente prefiro esta pois o que eu acho é que a verdadeira beleza vem de dentro, do interior. Este sim, tem seus recursos inesgotáveis para serem resgatados em prol dela, como simpatia, amor ao próximo, amizade, ajuda etc.
¬ Responder - Lucas Souza
25-09-2012 às 17:35:16Acredito que a beleza tem seus lados positivos e negativos. Querer se cuidar para seu marido/esposa é algo realmente bonito e tocante. Mas, se a intenção for apenas ser igual a aquela pessoa da TV (que muitas vezes possui muitos recursos e pode se dar ao luxo de investir nesses tratamentos da vida), você não está entendendo direito o significado da beleza. Bem, acho que a beleza deve ser em sua maioria natural.
¬ Responder - Adriana dos Santos da Silva
24-09-2012 às 14:56:48Quando nos dedicamos para manter o padrão de beleza imposta pela sociedade, estamos sendo reféns da beleza. Ela é colocada em nossas mentes sutilmente e se não termos o devido cuidado, seremos seus escravos. Quando há uma nova dieta, queremos também entrar nessa, quando há uma moda diferente, queremos também usar e assim tudo que vai aparecendo, queremos utilizar e isso é um mal terrível. Que nós não sejamos escravos da beleza de forma alguma.
¬ Responder - Sofia Nunes
23-09-2012 às 14:08:58Não me considerando necessariamente uma refém dos padrões de beleza, a inserção numa determinada sociedade faz sempre com que os seus padrões façam parte das nossas vidas, ainda que, em muitos casos, pela negação dos mesmos, o que de certa forma confirma a sua presença. No meu caso, não sendo refém, tenho plena consciência de que a minha ideia de beleza tem origem, em grande medida, naquilo que a sociedade considera como indicador de beleza.
¬ Responder - Gabriela Torres
23-09-2012 às 00:33:00A maioria das mulheres são reféns de padrões de beleza.Por isso todas querem ficar cada vez mais magras,com a pele mais clara,com os dentes mais brancos,com mais seio,com o cabelo mais liso.
¬ Responder - André Belacorça
21-09-2012 às 22:30:27É quem talvez seja obcecado com a beleza, basta sentirmos-nos bem com nós próprios para gostarmos da nossa beleza, não precisamos estar sempre atentos a ela, senão criamos mal auto-estima, será não benéfico para nós.
¬ Responder - Daniela Vicente
12-09-2012 às 18:16:36eu não sei se sou uma refém da beleza, mas acredito que sou uma seguidora daquilo que anda na berlinda. ando a tento ao que anda acontecer na aérea da beleza, nomeadamente dos cosméticos. não tenho as medidas perfeitas, pois faltam-me as mamas. estas foram para o rabo. portanto o 86 passa para 90 e o outro 8 é ao contrário, passa para 80. para concluir, eu concordo consigo na frase final.
¬ Responder