Relaxe com um banho aromático
De facto, os banhos aromáticos não limpam apenas o corpo como também lavam a alma. As ervas ou os óleos atuam a dois níveis: por penetração na pele e por inalação, dado que se forma uma nuvem aromática, originada pelo vapor da água morna.
A juntar aos vários aromas, há diversas cores. Por exemplo, óleos brancos, amarelos ou roxos são afrodisíacos, sendo que os brancos revelam excelência para purificar, acalmar e reduzir o stress, e as propriedades dos roxos combatem a preguiça e o mau humor, e fomentam a autoestima. Se a pretensão for no sentido de diminuir a tristeza e lograr harmonia, então o azul é a cor certa. Já para afugentar a depressão e o cansaço, e estimular a mente, um banho aromático com um óleo verde é o ideal. Um óleo laranja é ótimo para inflamar a coragem e a memória, e o rosa aporta auto-confiança e “boa onda”.
Existem diferentes tipos de óleos: a camomila tonifica e hidrata o corpo; o óleo de calêndula possui um efeito normalizador e calmante; o alecrim é dotado de atributos tónicos e estimulantes.
Para experimentar um pouco da magia destas essências, fica uma receita simples de um banho aromático: um litro de água fervida, dez folhas de manjericão, dez folhas de erva-cidreira e uma raiz (pequena) de gengibre picada. Primeiramente, prepara-se uma infusão, como se fosse para chá. Deposita-se, de seguida, num recipiente grande a uma temperatura máxima de 30ºC. Depois do banho normal, aplica-se por todo o corpo, partindo do pescoço para baixo. O manjericão detém poder diurético, sedativo e afasta a depressão; a erva-cidreira, relaxante, auxilia na luta contra o esgotamento cerebral e as enxaquecas; o gengibre reconforta, desintoxica e concorre para melhorar a celulite. Pode ainda criar-se um ambiente mais favorável à atuação destas substâncias, acendendo velas (e apagando as luzes), ouvindo uma música muito suave, etcétera. É caso para querer ir a banhos, não é?
Também vai gostar:
Comentários ( 4 ) recentes
- Daniela Vicente
10-10-2012 às 00:13:46um banho por si só já é óptimo, mas se for aromático é o melhor dos dois do mundo. uma das formas ideais para relaxar, naqueles dias stress. à pouco tempo comprei uma pastilha efervescente numa loja muito conhecida decosméticos e adorei o cheiro e a suavidade. aconselho a toda a gente, principalmente às mulheres. sim, às mulheres, toda a gente sabe que a mulher tem sempre o trabalho a dobrar.
¬ Responder - André Belacorça
09-10-2012 às 08:57:25Além de parecer super relaxante, é saudável, ajudando a saúde, a alma, a pela e etc.. pelo que refere, eliminando as energias negativas do corpo, acredito que este banho seja de ser "levado ao céu". Bom texto, caracterizando os óleos, falando deles e explicando o como e porquê, acredito que muitas mulheres já optaram por este meio e não saíram nada arrependidas e voltaram a segunda, terceira, quarta vez, acredito mesmo.
¬ Responder - Gabriela Torres
09-10-2012 às 02:12:42Eu ador um banho bem aromático.Acho algo muito relaxante e agradável.Nada melhor que chegar em casa,após um dia bem cansativo e deitar numa banheira com uma água bem morna com velas e essências aromáticas de vários odores.
¬ Responder - Sofia Nunes
14-09-2012 às 14:54:07Boas recomendações para a preparação de um momento relaxante a que poucas vezes temos direito. Não sendo recomendado tomar um banho diário de imersão, uma vez que consome muita água comparativamente com o banho de emersão, temos de nos conformar com o rápido e muitas vezes pouco relaxante duche diário. Mas ocasionalmente podemos -até devemos- mimar-nos com um belo banho de imersão, acrescentando óleos ou, como sugere, até ervas aromáticas, bem mais em conta.
¬ Responder