Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > PH ácido contribui para a celulite

PH ácido contribui para a celulite

Categoria: Beleza
Visitas: 8
Comentários: 3
PH ácido contribui para a celulite

Por celulite entende-se uma acumulação de gordura nas camadas superficiais da pele, que origina o chamado efeito “casca de laranja”. As mulheres conhecem de perto este problema, que não ocorre apenas em pessoas com excesso de peso. É possível que haja uma predisposição genética para a celulite, relacionada com o estrogénio.

Independentemente, há factores que podem despoletar o aparecimento da celulite, que incluem a ingestão desmesurada de fritos, bebidas alcoólicas e de doces e deficiente de água, o tabaco, o stress, problemas circulatórios, alterações hormonais (por exemplo, na gravidez) e a falta de exercício físico.

Existem algumas teorias apologistas de que a celulite pode ser hormonal, metabólica, circulatória e tóxica (ocasionada pela demasia de radicais livres no organismo, em boa medida devido à má alimentação). Os regimes alimentares das pessoas apresentam uma acidez crescente, que se traduz em problemas de saúde e de obesidade. O ideal seria cumprir um plano alimentar em que fosse dada preferência aos alimentos alcalinos, em detrimento dos ácidos, numa proporção de 60 (alcalinos) /40 (ácidos). A mudança do PH para mais alcalino visa coadjuvar a eliminação das toxinas do organismo; a alcalinidade é ambiente favorável à sua expulsão. Efectivamente, o excesso de toxinas e a inflamação são as principais causas de celulite e de aumento de peso.

Há alimentos que favorecem uma maior acidificação do organismo (farinha de trigo, sal, pão branco, carne, peixe, queijo, leite, iogurte, açúcar, fritos, churrasco, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas, doces, gelados, enlatados, milho, alimentos abundantes em gorduras) e outros que, pelo contrário, sendo ricos em potássio e magnésio, garantem um PH mais alcalino (a maior parte dos vegetais, melão, ananás, lima, nectarina, couve, alho, leguminosas, frutos secos, castanhas, nozes e outras oleaginosas, tubérculos, cogumelos e o imbatível limão). Escolher os alimentos alcalinos aporta incontáveis vantagens para a saúde, uma vez que, alcalinizando o sangue, melhoram a absorção dos nutrientes do corpo. A opção por estes alimentos não é, contudo, suficiente para combater a celulite. Limitar o consumo de aditivos alimentares (que contêm imensas toxinas), de gorduras, hidratos de carbono refinados e alimentos potencialmente alergénicos, assim como mudar o comportamento alimentar, no que concerne, por exemplo, a uma boa hidratação e a uma correcta mastigação, são, de igual modo, fundamentais. A harmonia advirá de uma alimentação capaz de “digladiar” os radicais livres, retardar o envelhecimento e manter a pele saudável, rica em vitaminas, minerais, proteínas, gorduras saudáveis, hidratos de carbono complexos, fibras e muita água (que ajuda a remover as toxinas do organismo).

À semelhança do que acontece com os minerais, também as emoções têm o poder de alcalinizar ou acidificar partes do organismo num ápice. O stress, a raiva, a inveja, o ciúme, a ansiedade, a crítica, a competição, a desidratação, etcétera, conseguem acidificar o organismo em segundos. E, quando o PH do sangue está ácido (abaixo de 7, que corresponde à neutralidade), as gorduras aderem às paredes das artérias, originando doenças coronárias, e também se depositam sob a forma de celulite. Em contrapartida, o afecto, a benevolência, a compreensão, o bom humor, o amor, a meditação e outras emoções positivas designam estados de harmonia metabólica, de grande potencial alcalinizante.



Maria Bijóias

Título: PH ácido contribui para a celulite

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 8

762 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    24-06-2014 às 16:25:32

    Concordo com você! Quanto mais a gente se afasta de alimentos que não só contribui para celulite, mas para outras doenças, melhor mesmo. A alimentação é um fator decisivo para manter sempre com uma boa saúde.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    09-10-2012 às 08:47:21

    Sim realmente muitas pessoas não querem querer, mas muitos alimentos são os causadores da celulite, um problema muito comum nas mulheres e muito indesejado, já que muitas mulheres "andam" perturbadas graças a este problema de pele, mas que actualmente existem muitas e variadas maneiras de combater a celulite, basta pesquisar, procurar, que informam-se rápido sobre este problema e como combate-lo.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    08-10-2012 às 23:50:56

    Que os alimentos estavam muitas vezes na origem do aparecimento e a teimosa persistência, já sabia, mas desconhecia completamente que algumas emoções a que estamos sujeitos no dia a dia podem despoletar ácidos que provocam a celulite. Sempre a aprender nesta guerra contra a celulite que não deixa de ser uma batalha de muitas (e muitos) e cada vez maior.

    ¬ Responder

Comentários - PH ácido contribui para a celulite

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios