Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > Obstipação

Obstipação

Categoria: Beleza
Visitas: 2
Comentários: 2
Obstipação

A obstipação não se trata própriamente de uma doença mas sim de um sintoma ou efeito, como consequência de uma alimentação deficiente, stress e outros problemas que fazem com que o organismo responda, retendo as fezes durante vários dias.

A prisão de ventre pode, com efeito manifestar-se através de sintomas que incluem sensação de enfartamento, inchaço, cólicas, irritabilidade e falta de energia.

A melhor forma de prevenir este problema é corrigir as causas da irregularidade intestinal, ou seja: comer alimentos ricos em fibras, tais como frutos e vegetais, uma vez que estas absorvem a água como uma esponja tornando os dejetos mais maleáveis.

Por outro lado deve aumentar-se a ingestão de líquidos, em especial a água, pois estumula o funcionamento do intestino.

O stress é um fator a evitar e deve beber-se todos os dias cerca de dois litros de água por dia para hidratar o organismo e facilitar a eliminação de toxinas.

A alta de atividade física, como caminhar ou praticar qualquer desporto ou ginásio, tem um eeito nefasto nos intestinos. Alguns medicamentos também provocam efeitos colaterais, doenças no cólon, stress, depressão e ansiedade.

Quem sofre de obstipação deve tomar suplementos de frutos e fibras, em xarope ou comprimidos, para diminuir a sensação de barriga inchada ou flatulência.

O segredo destes suplementos não está só na ação de cada um dos ingredientes, mas também na sua sinergia, que permite um resultado eficaz,com doses suaves para o organismo.

Os frutos e fibras promovem ainda a hidratação adequada, estimulam a contração dos intestinos e desencadeiam os seus movimentos para uma melhor evacuação.
Estes cuidados, devem ser sempre incluídos na alimentação diária, bem como beber chá ou água quente , para o bem estar dos intestinos.

Os frutos e as fibras, são em suma a solução natural para o organismo funcionar de modo correto e natural.

O ideal é inclui-los sempre ao pequeno almoço com leite meio gordo ou água morna. Há cereais que já iincluem os frutos, como por exemplo o muesli, á venda nos hipermercados e lidl. Estes constam de uma grande variedade de frutos secos, em especial passas de uva, pêssego, quivi, nozes e laranja.

Não se deve esquecer também das mozes ou mirtilo, que facilitam o equilíbrio do intestino e fornecem vitaminas.

Estas são imprescindíveis ao bom funcionamento do aparelho digestivo e têm um efeito benéfico na pele casca de laranja da barriga.

Vale a pena investir nos cereais e frutos, a fim de evitar sintomas tão desagradáveis como os da obstipação ou cólon irritável.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Obstipação

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

654 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    29-06-2014 às 05:08:12

    Muito bom! Esclareceu-me muito o que é obstipação e como tratar desse sintoma.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa Maria Batista Gil

    30-07-2012 às 11:03:35

    Deve incluir-se cereais na alimentação, a fim de regular e equilibrar os intestinos. Os melhores são os cereais integrais de aveia ou trigo, desprovidos de açúcar refinado e gordura. Contêm fibra e vitaminas.O stress é um inimigo da obstipação. A fim de o evitar é conveniente andar a pé, ir ao ginásio ou praticar natação. Além disso as refeições devem ser pouco abundantes, sem gorduras e com pouco sal.O sal é um inimigo da saúde. Deve ser incluido na alimentação, com conta, peso e medida. O mesmo se diz em relação ao açucar refinado e demasiados hidratos de carbono. Estes agravam o problema da obstipação.Uma dieta equilibrada contribui para o bom funcionamento do organismo. Por isso deve ser feita à base de sopas, saladas, legumes e frutas. As vitaminas e sais minerais que contêm, restauram e equilibram os intestinos.Os líquidos devem ser ingeridos ao longo do dia, em pequenas doses. Juntamente com os alimentos sólidos, entopem mais as artérias de gorduras saturadas dos alimentos e acumulam toxinas. Deve ainda excluir-se as bebidas gaseificadas.Para a boa saúde do aparelho digestivo, deve fazer-se refeições leves e fácilmente digeríveis, caso contrário provocam problemas e transtornos desagradáveis. Os alimentos gordos são de restringir, tal como os bolos com açucar refinado.Comer demasiados hidratos de carbono, contribui para a obstipação. O ideal é incluir vegetais, em pequenas doses e legumes, variados. Estes podem enriquecer sopas e saladas preferencialmente cruas.Incluir plantas diáriamente na alimentação é saudável e benéfico. As propriedades que contêm, permite restaurar e equilibrar os movimentos intestinais, evitando digestões difíceis e morosas.Uma dieta alimentar equilibrada, requer a dose apropriada de vitaminas, proteínas e sais minerais. Deve escolher-se os alimentos mais leves, com pouca gordura animal e frescos. As carnes melhores são as brancas, de aves, peru ou galinha. Quem sofre habitualmente de obstipação deve reduzir os hidratos de carbono, sal e açucares. Em vez de refeições abundantes, deve comer-se em pequena quantidade, ao longo do dia. Os chás, de tilia, hortelâ e camomila são aconselhados porque acalmam a ajudam as digestões mais difíceis. O ideal é beber três chávenas de chá, após as refeições, afim de evitar a desagradável obstipação.

    ¬ Responder

Comentários - Obstipação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios