Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > Obstipação

Obstipação

Categoria: Beleza
Visitas: 2
Comentários: 2
Obstipação

A obstipação não se trata própriamente de uma doença mas sim de um sintoma ou efeito, como consequência de uma alimentação deficiente, stress e outros problemas que fazem com que o organismo responda, retendo as fezes durante vários dias.

A prisão de ventre pode, com efeito manifestar-se através de sintomas que incluem sensação de enfartamento, inchaço, cólicas, irritabilidade e falta de energia.

A melhor forma de prevenir este problema é corrigir as causas da irregularidade intestinal, ou seja: comer alimentos ricos em fibras, tais como frutos e vegetais, uma vez que estas absorvem a água como uma esponja tornando os dejetos mais maleáveis.

Por outro lado deve aumentar-se a ingestão de líquidos, em especial a água, pois estumula o funcionamento do intestino.

O stress é um fator a evitar e deve beber-se todos os dias cerca de dois litros de água por dia para hidratar o organismo e facilitar a eliminação de toxinas.

A alta de atividade física, como caminhar ou praticar qualquer desporto ou ginásio, tem um eeito nefasto nos intestinos. Alguns medicamentos também provocam efeitos colaterais, doenças no cólon, stress, depressão e ansiedade.

Quem sofre de obstipação deve tomar suplementos de frutos e fibras, em xarope ou comprimidos, para diminuir a sensação de barriga inchada ou flatulência.

O segredo destes suplementos não está só na ação de cada um dos ingredientes, mas também na sua sinergia, que permite um resultado eficaz,com doses suaves para o organismo.

Os frutos e fibras promovem ainda a hidratação adequada, estimulam a contração dos intestinos e desencadeiam os seus movimentos para uma melhor evacuação.
Estes cuidados, devem ser sempre incluídos na alimentação diária, bem como beber chá ou água quente , para o bem estar dos intestinos.

Os frutos e as fibras, são em suma a solução natural para o organismo funcionar de modo correto e natural.

O ideal é inclui-los sempre ao pequeno almoço com leite meio gordo ou água morna. Há cereais que já iincluem os frutos, como por exemplo o muesli, á venda nos hipermercados e lidl. Estes constam de uma grande variedade de frutos secos, em especial passas de uva, pêssego, quivi, nozes e laranja.

Não se deve esquecer também das mozes ou mirtilo, que facilitam o equilíbrio do intestino e fornecem vitaminas.

Estas são imprescindíveis ao bom funcionamento do aparelho digestivo e têm um efeito benéfico na pele casca de laranja da barriga.

Vale a pena investir nos cereais e frutos, a fim de evitar sintomas tão desagradáveis como os da obstipação ou cólon irritável.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Obstipação

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

654 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    29-06-2014 às 05:08:12

    Muito bom! Esclareceu-me muito o que é obstipação e como tratar desse sintoma.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa Maria Batista Gil

    30-07-2012 às 11:03:35

    Deve incluir-se cereais na alimentação, a fim de regular e equilibrar os intestinos. Os melhores são os cereais integrais de aveia ou trigo, desprovidos de açúcar refinado e gordura. Contêm fibra e vitaminas.O stress é um inimigo da obstipação. A fim de o evitar é conveniente andar a pé, ir ao ginásio ou praticar natação. Além disso as refeições devem ser pouco abundantes, sem gorduras e com pouco sal.O sal é um inimigo da saúde. Deve ser incluido na alimentação, com conta, peso e medida. O mesmo se diz em relação ao açucar refinado e demasiados hidratos de carbono. Estes agravam o problema da obstipação.Uma dieta equilibrada contribui para o bom funcionamento do organismo. Por isso deve ser feita à base de sopas, saladas, legumes e frutas. As vitaminas e sais minerais que contêm, restauram e equilibram os intestinos.Os líquidos devem ser ingeridos ao longo do dia, em pequenas doses. Juntamente com os alimentos sólidos, entopem mais as artérias de gorduras saturadas dos alimentos e acumulam toxinas. Deve ainda excluir-se as bebidas gaseificadas.Para a boa saúde do aparelho digestivo, deve fazer-se refeições leves e fácilmente digeríveis, caso contrário provocam problemas e transtornos desagradáveis. Os alimentos gordos são de restringir, tal como os bolos com açucar refinado.Comer demasiados hidratos de carbono, contribui para a obstipação. O ideal é incluir vegetais, em pequenas doses e legumes, variados. Estes podem enriquecer sopas e saladas preferencialmente cruas.Incluir plantas diáriamente na alimentação é saudável e benéfico. As propriedades que contêm, permite restaurar e equilibrar os movimentos intestinais, evitando digestões difíceis e morosas.Uma dieta alimentar equilibrada, requer a dose apropriada de vitaminas, proteínas e sais minerais. Deve escolher-se os alimentos mais leves, com pouca gordura animal e frescos. As carnes melhores são as brancas, de aves, peru ou galinha. Quem sofre habitualmente de obstipação deve reduzir os hidratos de carbono, sal e açucares. Em vez de refeições abundantes, deve comer-se em pequena quantidade, ao longo do dia. Os chás, de tilia, hortelâ e camomila são aconselhados porque acalmam a ajudam as digestões mais difíceis. O ideal é beber três chávenas de chá, após as refeições, afim de evitar a desagradável obstipação.

    ¬ Responder

Comentários - Obstipação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios