Mitos e verdades sobre a celulite
Celulite tem causa hereditária – VERDADE. Muitas vezes, mães e filhas podem possuir as mesmas características quanto à celulite, como por exemplo, apresentar, até mesmo, o “furinho” na mesma região. E, isso acontece devido à anatomia dos septos subcutâneos, que são muito parecidos entre as pessoas de mesma família.
Alimentos ricos em gorduras e açúcares causam celulite – VERDADE. Quando esse tipo de alimentos é consumido em grandes quantidades, essas substâncias (gorduras e açucares) ficam retidas nos adipócitos. Dessa forma, eles aumentam de volume, prejudicando a circulação e a rede linfática.
Uso de calça apertada agrava o problema – VERDADE. Quando a calça é muito apertada, ela atrapalha a drenagem linfática e contribui para o aparecimento da celulite.
Os cremes anticelulite resolvem totalmente o problema – MITO. Atualmente, os cremes possuem compostos que facilitam a sua penetração na pele, melhorando sua aparência. Entretanto, esses produtos agem somente como complemento no tratamento da celulite e não resolvem totalmente o problema. Portanto, além deles, é preciso que haja uma mudança de hábitos, como por exemplo, a alimentação e a prática de atividades físicas.
Não adianta fazer esfoliação – MITO. Fazer esfoliação ajuda a remover as células mortas da superfície da pele, o que ajuda a melhorar a absorção dos produtos anticelulite. Por isso, é aconselhável fazer esfoliação uma vez por semana, usando uma bucha vegetal no banho.
A drenagem linfática reduz a celulite – VERDADE. Esse procedimento estético ajuda a diminuir a quantidade de líquidos que ficam acumulados entre as células, reduzindo o edema e os “furinhos” que aparecem na pele.
Os hormônios e o uso de anticoncepcionais agravam a situação – VERDADE. Os hormônios e principalmente o elemento estrogênio, contribuem para o aparecimento e adensamento da celulite. E é por isso que em algumas fases da vida, a mulher pode notar o agravamento do problema, como por exemplo, na adolescência, na gravidez e na menstruação.