Guerra às olheiras
No entanto, elas podem ser combatidas de forma natural, embora não haja nenhum método nem técnica de as fazer desaparecer para sempre. Fruir de um sono reparador de sete a nove horas por noite é um dos primeiros e mais importantes passos. Dormir pouco torna a pele mais pálida e reduz a circulação sanguínea, o que realça a cor negra debaixo dos olhos. Esfregar constantemente os olhos também não é boa ideia, porque se irrita a pele e podem partir os (frágeis) vasos capilares dessa região.
O abuso do sal provoca retenção de líquidos (neste caso, debaixo dos olhos), interferindo ainda com a circulação, o que destaca os vasos capilares, resultando no tom preto-azulado que faz a pessoa parecer um zombie. Para esta tonalidade contribuem, identicamente, o álcool e a cafeína em exagero. O tabaco, dotado de reconhecidas características conducentes a problemas vasculares (entre outros), faz sobressair os vasos capilares e confere-lhes um azul mais carregado.
Usar um bom creme para a zona dos olhos é útil, assim como protetor solar (de preferência com um índice de proteção mais forte nessa área) e óculos de sol. Cortar rodelas de pepino e aplicar sobre as olheiras é outro auxílio, tal como colocar algodão embebido em chá de camomila bastante frio, rodelas de batata crua, compressas de batata crua ralada sobre um tecido limpo (lavando, de seguida, com água bem fria), tudo isto em posição horizontal, à média luz, sem tensões, durante 15 a 30 minutos, duas a três vezes ao dia.
Algodões embebidos em leite frio (o ácido lácteo ameniza as áreas roxas e cinzentas) colocados sobre os olhos cerca de dez minutos ou congelar uma cotonete molhada e passá-la suavemente pelas olheiras constituem alternativas analogamente válidas. A base corretora e outra maquilhagem são soluções mais instantâneas, sendo que o bege rosado é o melhor para olheiras mais escuras.
De ressaltar que a persistência das olheiras deverá ser avaliada por um médico, dado que, muitas vezes, elas são indicativas de dificuldades de saúde referentes a anemias ou mesmo ao coração. Afinal, os olhos podem não ser o espelho apenas da alma…
Comentários ( 3 ) recentes
- Leandra
28-01-2014 às 16:25:38No meu caso, só uma blefaroplastia deu jeito. Fiz o procedimento na Clínica Master Health, e super recomendo!
¬ Responder - Aline Rodrigues
11-02-2012 às 17:06:32Olha, eu estava convencida que o meu caso seria de fator genético, mas percebi um aumento nas olheiras escuras esses dias em que estive muito preocupada e ansiosa pra resolver algumas questões, além de ficar muitas horas na frente do computador buscando soluções pra essas mesmas questões, e até tarde. Apesar de poder acordar tarde no outro dia, tenho concluído que não é a mesma coisa. A noite foi feita, sobretudo, para dormir. Minha mãe, de fato, tem olheiras escuras enormes, mas o caso dela é mais ou menos o mesmo: dorme tarde, sai para o trabalho às 05h20 da manhã, e isso por anos --resultado são aqueles olhos parecendo que tomaram um murro. O meu caso tem se acentuado nos últimos 3 anos --pois também trabalho na frente do computador. Agora estou buscando uma solução pra isso --inclusive na internet!! E estou tentando aderir a hábitos mais saudáveis e menos estresse!!
¬ Responder - LAIS ROBERTA CASSIANO
28-04-2011 às 10:29:14Bom dia, Dr, tenho muita olheiraa, ja fui ao dermatologista mas o mesmo diz que é genetico, desaparece apenas com base, mas tento nao passar muito, pq dizem que maquiagem envelhece mais rapido, sao olheras fortes, escuras. O que eu poderia fazer para diminuirem? alguma soluçao caseira , poderia me dar? teh
¬ Responder