Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > Está preparada para envelhecer?

Está preparada para envelhecer?

Categoria: Beleza
Comentários: 3
Está preparada para envelhecer?

O tempo não para e, com essa premissa, é preciso se estar preparado para envelhecer. Mas como preparar-se para algo que durante muito tempo foi sinônimo de morte, de doença e de má qualidade de vida? Hoje se sabe que envelhecer é experimentar as diversas possibilidades e oportunidades que a vida pode oferecer. Afinal quanto mais tempo se experiencia, mais sábios e seguros nos tornamos. O final da vida material chega para todos, então porque não valorizar um período em que as preocupações de emprego, criação de filhos e aquisição de bens já passaram?

Quem sabe envelhecer, sabe valorizar o tempo, o amanhecer, a dádiva de se ter conquistado família e amigos. Sabe inclusive da possibilidade de se desfrutar de tudo que se conquistou durante os tempos, sejam bens materiais, valiosos para a manutenção de uma qualidade de vida e cuidados que esta etapa humana requer, sejam bens sentimentais, bem mais fundamentais. Quando se envelhece, se tem a oportunidade de viver mais intensamente, de ver o outro lado da vida, de voltar a sorrir, embora as marcas do tempo sejam evidentes, de amadurecer com os erros e acertos e, principalmente, de passar todo o conhecimento que se adquiriu adiante.

Mas para se chegar a essa plenitude é preciso, como tudo na vida, se preparar. Não há uma escola que ensine a envelhecer, logo, saber envelhecer e estar preparado para isso também é um passo que se deve dar na caminhada diária da vida. É fato que desde que nascemos já estamos envelhecendo, portanto já sabemos o que é envelhecer e como podemos evoluir com isso. O problema é a ideia jovial de eternidade ou de que se tem sempre ainda muito tempo adiante. Aqueles que perdem a vida prematuramente não conquistarão a sabedoria e os benefícios da velhice.

É evidente que, à medida em que se vai envelhecendo, muitos problemas físicos vão aparecendo. São as respostas do organismo a tudo o que se realizou e ao modo de vida que se teve durante os anos já vividos. Diante disso é também bastante óbvio que quem sempre cuidou do seu corpo físico e do seu emocional, tendo uma vida mais equilibrada, feliz, uma alimentação saudável e cuidados com a segurança pessoal tem uma velhice mais tranquila. Saber envelhecer requer alguns cuidados com o próprio eu, físico e espiritual.

Para saber envelhecer e adquirir a plenitude necessária para se ter qualidade de vida quando finalmente, e é inevitável, se chegar a terceira, e hoje se fala em quarta, idade é necessário olhar para si mesmo se autoavaliando e se autoajudando constantemente.  Perceber a simplicidade e a efemeridade da vida é um bom começo, evita que se esteja sempre em busca de algo inatingível e que se valorize as possibilidades e as conquistas que se tem.  Manter sentimentos ruins, como ódio, tensão, ambição compulsiva, assim como atitudes negativas como vícios, chantagens e violência só vão gerar um envelhecimento igualmente conturbado, envolto em doença e infelicidade.

Saber envelhecer é saber aproveitar o lado bom da vida, é saber que mesmo que haja injustiça, incompreensão e violência, a vida é boa, porque também existe o lado do amor, da solidariedade, da justiça e do amparo. Manter contato com a família é extremamente importante. Ser para a família e para os amigos verdadeiros o que se deseja ter para si é a chave de um envelhecimento saudável. Solidão não combina com um envelhecer pleno. A plenitude está em chorar e dar a volta por cima, errar e consertar o erro, magoar e pedir perdão, violar alguma regra, mas promover a paz.

Está-se preparado para envelhecer quando se percebe que hoje é realmente o dia mais importante da vida, afinal são as atitudes do dia de hoje que garantirão o bem-estar de amanhã. Está-se preparado para envelhecer quando se percebe que a vida é muito mais do que simplesmente realizar o previsível. Sabe envelhecer quem sabe cuidar do seu corpo físico, que sabe interagir com os outros, quem sabe amar e quem sabe valorizar o lado bom da vida. Ser otimista, ter objetivos, adaptar-se a diversas circunstâncias, ter relacionamentos dignos e fieis são grandes indícios de que se sabe envelhecer e que a maturidade virá de forma harmônica, sem arrependimentos ou frustrações.


Rosana Fernandes

Título: Está preparada para envelhecer?

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

781 

Imagem por: recubejim

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    28-06-2014 às 15:05:12

    Temos que aproveitar cada minuto da nossa vida. E, quando chegar o dia, possamos dizer: ainda sou muito nova!! hehehe

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    11-09-2012 às 19:12:15

    acho que ninguém está preparado para envelhecer para aceitar as rugas e troca da sabedoria, aceitar uma vida estável financeiramente pelo aparecimento das doenças mais complicadas (maior probabilidade de cancro). como pede a canção «oh tempo volta atrás». ele não, mas até que ponto e bom ou não envelhecer? isso é outra conversa. há um lado bom e um lado mau da coisa. por isso, não se preocupe se está envelhecendo, logo encontra o bom.

    ¬ Responder
  • VixVix

    16-10-2011 às 18:39:02

    Ótimo a reportagem, servio para mim direitinho!

    Bjsss *-*
    Ass: Vix

    ¬ Responder

Comentários - Está preparada para envelhecer?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: recubejim

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios