Escolha um bom bronzeador
Uma pele morena, para além de revelar um estado saudável, encobre inúmeras imperfeições. Contudo, actualmente é exequível obtê-la sem ser preciso estender-se como um cação na praia. Conseguir um bronzeado bonito, natural, uniforme, já é possível através dos autobronzeadores.
O bronzeado perfeito (se é que isso existe) começa logo no duche. Usar um esfoliante de forma regular impede as manchas de tonalidade na pele. Posteriormente, há que misturar, em proporções idênticas, o autobronzeador e o creme hidratante (para adquirir um tom sumamente dourado). Aqui, é essencial aplicar produtos específicos para a cara e para o resto do corpo, tendo em conta que o tipo de pele é totalmente distinto, pelo que as fórmulas dos cremes são, igualmente, diferentes. Quando se terminar de passar o unguento, devem lavar-se muito bem as mãos e procurar não vestir roupa na meia hora subsequente.
O pó bronzeador é também um óptimo auxiliar para realçar a cor e conferir algum brilho à pele, nomeadamente nas maçãs do rosto, maxilares, cana do nariz, linha do cabelo, ombros, peito e pernas. Funciona com um blush, mas que dá à pele uma aparência dourada, ao invés do tom rosado, e sem prejuízo para a epiderme.
Na compra de um pó bronzeador, deve optar-se por um tom mais escuro do que a própria cútis, sendo que o intuito é ficar-se com um leve “bronze” e não com uma coloração no rosto e outra no pescoço! Para tal, aplica-se o referido pó com um pincel grande (a fim de cobrir uma área maior de maneira mais regular) e apenas nas zonas onde se costuma ficar queimado(a). Imagina-se um “W”, partindo das têmporas e transcorrendo as maçãs do rosto e o nariz. O queixo, a testa e as pálpebras devem ser, identicamente, contemplados, para evitar um aspecto “sujo”. Podem associar-se vários tons de pós bronzeadores e granjear uma pigmentação suigéneres. Seja como for, é aconselhável escolher pós com brilho suave, pouco cintilante, pois nem as “estrelas” consagradas brilham tanto…!
Um bom bronzeador acompanhado de um protector solar de índice elevado, exposição ao sol da parte da manhã e uma alimentação saudável rica em betacarotenos (cenoura, batata-doce, beterraba, abóbora, …), são preciosos auxiliares na fixação do bronzeado. A hidratação da pele é, também, indispensável; recomenda-se a ingestão de, pelo menos, oito copos de água por dia, com presença ou ausência do sol. Ah! E não tapar os poros com determinados cosméticos: a pele funciona como os segundos pulmões, mas não pode respirar com os interstícios fechados! E quem paga são os rins…
Também vai gostar:
Comentários ( 4 ) recentes
- André Belacorça
09-10-2012 às 13:43:26bem, visto que existem vários tipos de bronzeadores, à que optar pelo bom e barato não é, mas já existem "terapias" ou como se chama, que bronzeia as pessoas, numa máquina, mas também hoje em dia o que é que as máquinas não fazem não é? já existem várias formas. A minha é nem mais nem menos o Sol, com cuidados a ter claro, fico totalmente bronzeado sem ter que optar por vários caminhos
¬ Responder - Carla Horta
08-10-2012 às 23:54:06Associar um bronzeador com efeitos de protecção é o ideal. Uma pele morena é sempre bonito de se ver, mas há que ter em atenção toda a informação que nos chega e que muitas vezes não absorvemos quanto aos problemas resultantes da tentativa de ter um bronzeado bonito. O envelhecimento, o cancro da pele entre outros problemas por acusa do excesso de sol são realidades graves que com um bronzeador/protector podem ser evitados ou atenuados.
¬ Responder - Daniela Vicente
08-10-2012 às 23:47:16antes de escolher um bronzeador, primeiro deve-se escolher um bom protector. para mi sempre factor 50 e como gosto pouco de praia nunca chego à fase do bronzeador, pois normalmente o bronzeador tem o factor muito baixo, por volta de 6 acho eu (sem certezas). para além de ficar com as mãos todas oleosas e brilhantes. horrível, mesmo. não recomendo a ninguém. já sem falar no factor cabelo, que fica com óleo.
¬ Responder - Sofia Nunes
15-09-2012 às 15:19:14Já utilizei bronzeador, mas não concordo com o uso destes produtos. Isto deve-se principalmente à inexistência de bronzeadores com um factor elevado de proteção solar. O factor de proteção mais elevado que vi num bronzeador foi de 20, que não é, de todo, suficiente. Ainda que seja comummente aceite que a cada tom de pele corresponde um valor de proteção mínimo, a maioria dos especialistas defende que uma proteção inferior a 30 não é recomendada.
¬ Responder