Dicas para cuidar das varizes na gravidez
O que são varizes? Elas nada mais são do que veias dilatadas que surgem na região das pernas, ocasionando dores, inchaço e até mesmo, problemas mais graves, como as úlceras na pele. As varizes podem ser identificadas de três formas: pequenas linhas vermelhas, veias mais grossas de cor azulada ou nódulos mais espessos que saltam a pele.
Este problema pode surgir na gravidez, pois com o desenvolvimento do feto no útero as veias na área do abdome começam a ficar comprimidas. E isso aliado a fatores como aumento de peso, de circulação sanguínea e de hormônios, as veias das pernas podem ficar dilatadas, ocasionando o aparecimento das varizes.
Principais causas do aparecimento de varizes: sedentarismo; hereditariedade; uso de hormônios (como pílulas anticoncepcionais); aumento do peso.
Dicas para evitar varizes na gravidez:
- Nunca deixe de fazer exercícios físicos leves, como por exemplo, a caminhada;
- Não fique muito tempo parada na mesma posição;
- Evite passar muito tempo em pé;
- Evite ficar muito tempo exposta ao sol;
- Evite o hábito de fumar;
- Evite saunas, banhos muito quentes ou hidromassagem;
- Procure descansar os pés sempre que possível, para isso, eleve-os na altura linear do quadril.
- Usar meias calças é uma forma de evitar o aparecimento de varizes durante a gravidez.
Como tratar as varizes na gravidez:
1 – Duas ótimas formas de tratamento e prevenção das varizes são as massagens e a drenagem linfática, pois elas ajudam a ativar a circulação sanguínea das pernas.
2 – As gestantes que apresentam varizes devem procurar um angiologista ou médico vascular. Estes profissionais poderão indicar o melhor método de tratamento das varizes.
3 - Cirurgia para varizes pode ser uma opção de tratamento, mas esta somente deve ser realizada alguns meses após o nascimento do bebê.
Por fim, em todos os casos, antes de recorrer a algum tipo de tratamento contra varizes, procure a orientação de um médico especializado.