Cuidados básicos com a pele
O Seu revestimento é muito vulnerável e pode a qualquer momento ser atacado por problemas tais como dermatose ou outros.
Ela cresce connosco, envelhece, mas se for bem tratada mantém durante mais tempo uma aparência bela e jovem. Assim, para a mantermos saudável devemos cuidar dela em todos os momentos da vida, seja homem ou mulher.
A nossa pele reflete, geralmente o nosso estado de saúde e pode até ser considerada o espelho da saúde do corpo.
Para evitarmos problemas nocivos e inestéticos devemos ter sempre cuidado com os alimentos que ingerimos; ou seja evitar gorduras e chocolate e ingerir água em abundância para uma boa hidratação.
Os seus problemas mais comuns são a pele seca, que se não for tratada pode dar origem a pequenas manchas avermelhadas, placas escamosas e apresenta-se áspera ao tato.
A pele oleosa, manifesta-se em geral na adolescência, é espessa, com poros dilatados e pontos negros. É brilhante ou mesmo luzidia na zona da testa e do nariz. A pele normal, apresenta um aspeto mate, e é fina e macia ao tato.
No entanto, os diferentes tipos de pele variam e sofrem alterações ao longo da vida. Modifica-se na adolescência, tornando-se normal, oleosa ou com borbulhas.
Digamos que as peles secas envelhecem mais cedo do que as oleosas, que causam mais problemas, mas mantêm-se mais jovens durante mais tempo.
Deste modo devemos começar a tratar dela desde cedo, atendendo às suas necessidades e características.
O adolescente que sofre de acne deve ser acompanhado por um dermatologista, fazer um tratamento adaptado, para evitar futuras cicatrizes e os consequentes problemas psicológicos que daí advêm.
É pois aconselhável proteger a pele do frio, da poluição e dos ambientes demasiado aquecidos artificialmente, para evitar a desidratação e secura.
As primeiras rugas devem sr tratadas entre os trinta e quarenta anos, para evitar maiores problemas futuros.
São de referir cuidados higiénicos convenientes, como lavar sempre a cara com água doce, ou com um gel adaptado.
Em ambos os sexos encontramos os mesmos tipos de pele, devendo os cuidados serem os mesmos, afim de preservar a saúde e beleza de tão precioso órgão. É por isso que mesmo uma pele saudável exige cuidados específicos para evitar doenças que diminuem autoestima se não forem tratadas no devido tempo.
Torna-se necessário ter atenção aos primeiros sinais de escura em demasia, vermelhidão, rugas e desidratação.
A nossa pele irradia o nosso bem estar ou não.
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- brunasouza
23-10-2013 às 11:05:12sou gata
¬ Responder
- '-'
03-08-2014 às 15:05:15Lecau Fera , Que Biscoito ? kkk
¬ Responder