Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > Cosméticos e sua vida útil

Cosméticos e sua vida útil

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Beleza
Visitas: 4
Comentários: 1
Cosméticos e sua vida útil

Também no momento de maquilar-se e cuidar da beleza é preciso atenção para alguns aspetos dos produtos que vão ser manipulados. Produtos fora do prazo de validade, por exemplo, podem causar sérios problemas para a pele e organismo. Entre esses, estão as pequenas irritações ou alergias graves, que surgem quando o conservante, responsável por impedir o aparecimento e disseminação de bactérias e fungos, perdeu sua propriedade e já não surte efeito.

Os cosméticos devem ser utilizados com cautela, respeitando-se instruções, como ocorre com as bulas de medicamentos. O período de validade é, certamente, o item mais importante a ser observado pois, de forma similar aos alimentos, os produtos vencidos ficam estragados e perdem sua propriedade primordial que seria o de conferir beleza, passando a afetar negativamente a saúde.

As instruções de uso nunca devem ser relegadas. Maquilagem, xampus, cremes, esmaltes, tinturas para cabelo e mesmo desodorantes ou perfumes requerem adequações para oferecerem o efeito desejado. É sempre importante verificar se os produtos atendem às necessidades do tipo de cabelo ou de pele. E também deve observar-se medidas de higiene e de proteção a serem tomadas, antes e depois do uso do cosmético.

O armazenamento é outro fator que contribui para a durabilidade do produto. Muitas vezes, mesmo no prazo de validade, o cosmético perde sua propriedade benéfica, apenas por ter sido mantido em local inadequado. Nesta esteira de cuidados, está também a manipulação. Geralmente, são necessários instrumentos para a retirada do produto de seu recipiente para aplicação, isto porque alguns cosméticos podem ser contaminados ao toque das mãos e dos dedos, e tornar-se um ambiente propício para a proliferação de micróbios, sejam fungos ou bactérias.

A temperatura normalmente é um fator que pode alterar o teor do cosmético, por isso sempre há a recomendação de mantê-lo ao abrigo da luz e do calor. Além da temperatura, a umidade é outro inimigo natural dos produtos de beleza, motivo pelo qual a instrução para armazenar em lugar seco está sempre presente. Estes simples cuidados já garantem a conservação e a durabilidade do cosmético até atingir o seu limite de validade. Quanto ao prazo, é sempre recomendável conferir periodicamente se ainda está em vigor.

Para evitar qualquer tipo de contaminação, e garantir o efeito de beleza e juventude desejado, esses cuidados básicos são indispensáveis, e devem ser mentalizados. E vale sempre ler e seguir as instruções das embalagens. Fique bela e continue saudável!


Helena

Título: Cosméticos e sua vida útil

Autor: Helena Helena (todos os textos)

Visitas: 4

664 

Imagem por: zaimoku_woodpile

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    10-09-2014 às 17:58:19

    Você está certa! A duração, a data de vencimento deve ser respeitada, poia pode comprometer a pele. Adorei este artigo que trata dos cosméticos e de sua vida útil!

    ¬ Responder

Comentários - Cosméticos e sua vida útil

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: zaimoku_woodpile

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios