Como identificar um cosmético estragado
1. Cheiro estranho: Quando estraga, o cosmético fica com um cheiro diferente do original. Se ele apenas perdeu um pouco de sua intensidade não se preocupe, pois isso é comum. Mas, caso você tenha detetado um odor desagradável (azedo ou ácido), pode ser um sinal de que é hora de trocar.
2. Textura diferente: Algumas mudanças na consistência no produto também podem indicar que algo está errado. Por exemplo: Seu creme hidratante ficou mais aguado (ou mais grosso) do que o normal ou apresenta uma textura granulada? Estes são alguns sinais de que existe uma instabilidade na fórmula do produto. E isso significa que o cosmético não está mais funcionando como deveria e pode irritar a pele.
3. Cor alterada: Você sabia que os produtos coloridos são sensíveis à luz? Por isso é muito normal notar uma mudança em sua coloração, principalmente quando eles vêm em embalagens transparentes. Mas, suaves alterações na cor não indica que o produto venceu, mas se, por exemplo, seu batom vermelho ficou laranja, quer dizer que existe algo errado com ele.
5. Aparência bifásica: Caso o seu cosmético tenha se separado em duas partes, saiba que isso não é um bom sinal. E você também não pode tentar consertar o problema misturando-o novamente. Este processo acontece com mais frequência em shampoos anticaspa e filtros solares, por exemplo. A partir do momento em que ele se separa do resto da fórmula, o resultado final não será satisfatório.
Por fim, com estas dicas simples será mais fácil identificar quando um cosmético já passou do prazo de validade.
Também vai gostar:
Comentários ( 3 ) recentes
- Rafaela
24-06-2014 às 16:37:26Muito interessante observar esses aspectos no produto. Principalmente, se eles causarem coceiras em você.
¬ Responder - SONIA
22-09-2013 às 02:36:03O MEU SHAMPOO FICOU COM CHEIRO DE OVO PODRE ELE NÃO ESTA COM A DATA DE VALIDADE VENCIDA OQUE PODE TER ACONTECIDO ESTAVA EM LUGAR FRESCO E SEM MUITA LUZ E BEM TANPADO
¬ Responder - Daniela Vicente
11-09-2012 às 21:13:42não sabia que um cosmético podia estragar-se de tal maneira, ganhando cheiro e cor duvidosa. eu como gasto tão depressa os meus cosméticos, não sabia que estes estragavam-se. agora já estou prevenida e nenhuma bactéria vai tocar neles. o seu texto está muito bom, bem estruturado e esclarecedor. parabéns. continue a colocar textos interessantes como este.
¬ Responder