Como Colocar Lentes de Contacto
As lentes de contacto são tão frágeis quanto os olhos e se os cuidados com uns devem ser estimulados, com os outros, a coisa rege-se da mesmíssima forma.
As lentes de contacto servem para variadíssimas coisas. Para proporcionar uma boa visão a quem sofre de miopia e estigmatismo, hipermetropia (alteração no formato da córnea, que provoca problemas de focagem) ou afaquia (ausência do cristalino secundária a uma operação à catarata, a um traumatismo), mas também servem para quem puro e simplesmente que mudar de visual.
Mudar de cor de olhos com mais facilidade com que se muda a cor do cabelo, fez das lentes de contacto um adereço e não a necessidade a que todos estávamos habituados.
Mas se as lentes são tão comuns, colocá-las é uma coisa fácil? Muitas são as pessoas que não conseguem colocar as lentes e pior, não as conseguem aguentar muito tempo nos olhos. Há no entanto os outros que, colocam as lentes mesmo sem olhar para um espelho e com a mesma facilidade com que fazem qualquer outra coisa banal. Apesar desta facilidade ser positiva, pois demonstra uma excelente adaptação às lentes, por outro lado é bastante negativo, pois a sua colocação pode não ser a mais indicada.
Para começar a colocar as lentes de contacto, devem ter-se alguns cuidados. Lavar as mãos com sabonete e limpá-las a uma toalha lisa (sem pêlos) para que se tenha a certeza que a higiene é o mote desde o inicio.
Quando retirar a tampa da porta lentes, nunca o deve fazer com as unhas, pois existe o risco de quebrar ou riscar a lente.
Quando tiver a lente na ponta do dedo, deve inclinar-se para o espelho. Agora, levante a pálpebra superior com um dedo e com o polegar, baixe a pálpebra inferior. A operação de abrir o olho deve ser feita com a mão oposta á que tem a lente.
A prática faz um bom feito e vai ver que facilmente consegue colocar as lentes com perspicácia. Não se esqueça que vai ter de fazer este processo todos os dias, pois nunca deve dormir com lentes de contacto.
Também vai gostar:
Comentários ( 3 ) recentes
- Sofia Nunes
13-09-2012 às 12:28:34Sou míope e utilizo lentes de contacto acerca de cinco anos. Não consigo viver sem elas, particularmente no verão, em que é tão incómodo ter de utilizar óculos graduados em vez de óculos de sol. Ao início, como acontece com muitas pessoas, julgava não conseguir colocá-las, uma vez que a reação do olho ao ver aproximar um corpo estranho é fechar-se. Persisti e demorei um dia a conseguir colocá-las, um esforço inicial que compensa.
¬ Responder - Vanessa
06-04-2010 às 10:50:08@dominique
¬ Responder
Meu oftalmologista não me aconselhou a dormir com lentes de contacto! Pois quando vai dormir a lente de contacto priva o movimento de piscar que é muito importante para a oxigenação da córnea o que pode trazer graves problemas para o seu olho, tal como a ficar cego. - dominique
06-04-2010 às 03:04:53eu qeria saber qual os perigos de dormi com a lente?
¬ Responder