Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > Celulite - um problema de beleza e de saúde

Celulite - um problema de beleza e de saúde

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Beleza
Comentários: 1
Celulite - um problema de beleza e de saúde

A celulite ocorre em vários estágios. Surgindo como um pequeno edema, evolui para nódulos e depressões, numa desorganização absoluta do tecido adiposo. Mas este fenômeno pode ser evitado com mudança de alguns hábitos.

Para compreender o processo de aparecimento da celulite, é preciso conhecer como ela se estrutura e qual sua composição. A ocorrência tem início nos lipócitos, que são células compostas por vacúolos de gordura em seu interior. O excesso de gordura ingerido na alimentação vai se depositando nestes vacúolos, fazendo-os crescer e se juntarem para ocupar o espaço de toda a célula que, por sua vez, tem o seu volume aumentado.

Nos espaços entre os lipócitos situam-se os vasos sanguíneos e artérias, responsáveis pela oxigenação e nutrição dos tecidos. Nessa região também se encontram os sistemas linfáticos. Quando ocorre o aumento do volume do tecido adiposo, há uma compressão das veias e do sistema linfático, causando um inchaço no local. Nas mulheres, o hormônio feminino conduz o excesso de gordura para a região do quadril, que afeta a parede das microveias, compromete a circulação e agrava a celulite. Quando não tratada, a tendência é a perpetuação desta situação, numa ordem cíclica.

A celulite, portanto, não é apenas uma questão estética, mas sobretudo de saúde. Antes de combatê-la é bem mais compensador adotar os meios para evitá-la, que são, principalmente, a diminuição ou a redução do consumo de alimentos gordurosos, frituras, açúcar refinado e carnes gordas.

Minimize o consumo de sal, pois o excesso retém os líquidos e favorece a celulite. Procure substituir o arroz, o macarrão e as bolachas pelas versões integrais, e evite utilizar óleo para preparar os pratos.

Pela capacidade que apresentam no combate ao processo de aparecimento da celulite, outros alimentos devem ser acrescentados à sua dieta. Ao fazer sua feira, ponha em seu carrinho: aveia, banana, beterraba, brócolis, batata, couve-flor, cebola, cenoura, chá verde, cogumelo, espinafre, frutas vermelhas, fibras, laranja, leite e queijo com baixo teor de gordura, melancia, tomate e vinho tinto.

Procure tomar sempre mais de 2 litros de água por dia. Coloque em sua rotina a prática de exercícios, e garanta o bom funcionamento de sua circulação e da oxigenação de seus órgãos e tecidos, afastando do seu organismo a possibilidade de complicações como a celulite.

Não esqueça: uma vida saudável inicia pelas escolhas em seus hábitos alimentares. Coma bem, desfrute de boa saúde, e tenha um corpo vigoroso e belo.


Helena

Título: Celulite - um problema de beleza e de saúde

Autor: Helena Helena (todos os textos)

Visitas: 0

614 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    10-09-2014 às 17:54:33

    Todas nós temos essa tal celulite e é chatérrima! Além da sua aparência ser notável, ainda tem a questão da saúde. Quão importante é cuidar do corpo praticando exercício e com uma boa alimentação.

    ¬ Responder

Comentários - Celulite - um problema de beleza e de saúde

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios