Alerta, Acne!
O verão é uma das estações do ano que contribui para agravar a patologia do acne. Numa primeira fase, de fato, parece que as borbulhas secam com o sol, e dão um aspeto de melhoria, no entanto, após vários dias, ocorre normalmente um aumento da secreção sebácia, que leva ao aumento da retenção, o que faz agravar o acne.
Com o sol intenso de verão, as pessoas com pele oleosa, têm mais tendência a produzir pontos inflamados na pele.
Às vezes o acne pode também ser agravado devido ao maior uso de protetores, com demasiada gordura e comedogénicos. Deste modo o acne pode apresentar-se muito agressivo, o que faz com que a pele deva ser cuidada diáriamente com produtos sem substâncias agressivas específicas para acne.
Nestes casos o ideal é comprar os produtos na farmácia, hipoalergénicos para limpeza, hidratação e nutrição.
Na fase de sol mais forte convêm ainda ter em casa um regularizador de sebo, a fim de evitar borbulhas incómodas.
A pele excessivamente queimada pelo sol, traz consequências nefastas, graves e dolorosas, para aos que não a protegem devidamente ou expôem muito tempo ao sol. O mais certo é a pele escamar e ficar com manchas , o que não é nada agradável.
Deve por isso proteger-se sempre com um índice alto , para evitar esses incómodos e o seu envelhecimento mais tarde.
As pessoas com pele acneica nunca devem expor ao sol sem um bom protetor, da Avéne preferencialmente, para pele acneica e ainda um suavizante, para atenuar a vermelhidão.
Antes de aplicar qualquer creme facial deve conhecer-se o seu fototipo, e optar por produtos constituídos maioritáriamente por ativos de origem natural, sem parabenos e álcool.
No entanto, os produtos dermatológicamente testados são preferíveis aos caseiros, e adquiridos nas farmácias ou venda de produtos naturais.
Os riscos associados a uma pele desprotegida, exposta ao sol e tratada com produtos desadequados, são muitos.
Apesar do tempo quente ser convidativo a apanhar raios de sol, deve haver a preocupação de o evitar, pois ele é um grande desencadeador de reações alérgicas, acne, borbulhas e rosácea.
Também vai gostar:
Comentários ( 3 ) recentes
- Luene
28-06-2014 às 22:01:10Cuidar da alimentação contribui muito para o combate a acne bem como beber bastante água.
¬ Responder - Sofia Nunes
13-09-2012 às 12:56:37Aos vinte anos enfrento o tipo de acne mais difícil de erradicar: a acne na idade adulta. Não sendo um caso de acne severo, é incómodo, e por isso percebo como a auto-estima de muitos/as jovens e adultos que sofrem deste problema tem tendência para ser baixa. A solução é encontrar os produtos ideais para cada tipo de pele e manter uma boa rotina diária de limpeza, tonificação/exfoliação e hidratação, feita duas vezes por dia.
¬ Responder - Daniela Vicente
12-09-2012 às 13:58:50eu não tenho acne intenso, mas tenho uma tendência a ganhar borbulhas com facilidade, pois como muito chocolates e doces. o verão é critico para mim não por causa do calor, mas porque é altura do ano que eu acentuo a ingestão dos crimes calóricos. eu fujo da praia, como o diabo foge da cruz, mas as borbulhas perseguem-me. adoram o meu rosto. se vou à praia num dia louco, meto protector.
¬ Responder