Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > A Ditadura da Beleza

A Ditadura da Beleza

Categoria: Beleza
Comentários: 4
A Ditadura da Beleza

Nos dias que correm a aparência influencia tudo e todos. Um cabelo tratado e bem cortado, um cheiro agradável, uma roupa bonita e um aspecto saudável fazem de nós pessoas aceitáveis aos olhos da sociedade.

Ter bom ar está na moda e quando mais ostentarmos no corpinho, mais bem aceite somos.

Os valores perdem-se no meio da indumentária e o cabelo arranjado traduz-se numa forma composta para os outros nos verem de maneira aceitável. Uns mais do que outros, é certo, compromete-se consigo mesmo para que esta apresentação seja o mais impecável possível e se nos concertarmos no passar dos tempos, a realidade é que nos dias de hoje nos esforçamos muito mais do que há 10 anos atrás. 10 Anos pode ser muito tempo para muitas coisas, mas para as alterações tão grande na nossa postura não é tanto tempo quanto isso.

Arranjarmo-nos e mimarmo-nos está correcto, aliás está correctíssimo, mas até que ponto este esforço permanente não é na realidade uma ditadura da beleza?

As revistas e o grande ecrã definem o que está errado e o que está certo e julgamos cada vez mais pela aparência e não pelos valores que os outros possam ter na vida e que tão docemente nos podem ensinar.

Valores astronómicos gastos em institutos de beleza mostram-nos seres obcecados pela boa aparência ao estilo hollywoodesco, que tanto nos fica bem. Sacrifícios financeiros de quem come somente sopa todos os dias para pagar as unhas de gel, a limpeza de pele e a roupa da marca que está na montra da loja.

Clínicas de estética têm nos dias de hoje listas de espera para rinoplastias e aspirações sabe-se lá em que sitio do corpo. Horas a fio passados no ginásio seguido de horas de fome para não engordar… Colocamos em risco a nossa vida e esta é a atitude menos inteligente que podemos tomar. Milhares de situações que se enfrentam no dia-a-dia que por si já é tão complicado, mas que teimamos complicar ainda mais.

Gasta-se tempo, dinheiro, paciência e principalmente saúde, tudo em prol de uma apresentação fantástica. Tudo em prol da ditadura que teimamos em alimentar.

O pior desta ditadura é o facto de todos nós a alimentarmos, por muito pouco vaidosos que possamos ser. Alimentamos um consumismo absurdo e prova disso são cartões de crédito e apertões de cinto que fazemos em tantas coisas úteis para ostentar riquezas que não temos.

A forma como nos apresentamos é de facto importante e de forma alguma se defende quem não se trata e cheira mal, mas convenhamos, os valores dos sentimentos que transportamos é o casaco mais bonito que podemos vestir.


Carla Horta

Título: A Ditadura da Beleza

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

788 

Imagem por: obo-bobolina

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSofia

    24-07-2012 às 10:57:19

    Sempre fui uma mulher normal na forma como me arranjo e trato de mim. Recuso-me por exemplo a pintar o cabelo no salão, pois posso bem pintá-lo em casa
    e o efeito é perfeito. Sempre fui de me controlar com estas despesas, apesar de comprar roupa e me considerar uma mulher bem vestida e arranjada.
    No entanto, sempre quis ter um peito de tamanho normal e nunca o tive. O tamanho 34 ficava enorme e cheguei a ter complexos de ir à praia.
    Juntei dinheiro durante mais de 3 anos e fiz alguns sacrifícios como saídas à noite e muitos, muitos cinemas. Quando consegui juntar o dinheiro, fiz a minha cirurgia e hoje tenho um peito normal (não é grande, nem de perto, nem de longe). Acho que a minha auto-estima subiu e sinto-me mais feliz. Não podemos generalizar as cirurgias plásticas, pois os motivos são muitos e nem sempre absurdos como se diz.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoHélder

    24-07-2012 às 10:57:02

    Há uns tempos atrás li uma reportagem fantástica sobre as alterações nas imagens nos filmes e o Photoshop feito nas fotografias das revistas. Pernas e bundinha de mulheres aparentemente sem qualquer gordurinha eram na realidade trabalhos, não de ginásio e dietas, mas sim de um software fantástico que lhes tira a mais pequena celulite que existem em todas as mulheres. São estas as imagens que fazem com que milhares de mulheres queiram criar uma imagem de perfeição, quando esta não existe na realidade do mundo. Mais do que mulheres (e homens, claro, mas mulheres em maior numero) bonitas, devem ser mulheres inteligentes e perspicazes, pois o estado de espirito é sempre o qua causa melhor aspeto.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoPatrícia

    23-07-2012 às 12:47:43

    Conheço quem poupe para gastar em produtos de beleza e em cirurgias estéticas. Defendo que nos devemos tratar bem, fazer umas massagens de vez em quando, comprar uma roupa bonita, pintar o cabelo são coisas que não têm de custar tanto dinheiro assim. Quem gasta verdadeiras fortunas é porque pouco ou nenhum amor ao dinheiro tem, ou então não lhe custa a ganhar. Podemos gastar dinheiro para nos sentirmos bem, mas daí a gastarem-se fortunas, é um absurdo.
    Existem no entanto algumas coisas que fazem parte da estética de cada um e que são mesmo importantes. Há uns anos atrás não se davam as atenções necessárias á higiene oral que são dadas hoje.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoInês

    23-07-2012 às 12:47:26

    Não sei o que é pior, se o consumismo absurdo se esta fome que a sociedade tem em alimentar uma postura e uma aparência que não é a nossa na sua verdadeira essência.
    Vejo mulheres que se sacrificam de forma completamente absurda para poderem dar asas a sonhos de fazer cirurgias estéticas que julgo, não as vai fazer felizes. A cada cirurgia imaginam a próxima e é um vicio que nunca fica saciado.
    Colocar em causa o seu bem estar financeiro em prol de cuidados excessivos de beleza é um completo absurdo e uma estupida loucura.
    Uma pessoa tratar-se bem e ter os seus cuidados é essencial mas abusos são ridículos.

    ¬ Responder

Comentários - A Ditadura da Beleza

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: obo-bobolina

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios