Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > A beleza é um conceito social

A beleza é um conceito social

Categoria: Beleza
Visitas: 42
Comentários: 16
A beleza é um conceito social

Os padrões humanos para definição de beleza, são geográficos, culturais e temporais. Uma pessoa que é tida como bela hoje, pode não o ser amanhã.

A beleza humana é um conceito social. Houve uma época em que ser bela significava ter formas e curvas no corpo, ser gordinha era o ícone de beleza.

Entretanto nos anos 90 massificou-se a ideia do corpo esbelto, o que conduziu muitas mulheres à anorexia. A ideia do corpo delgado, gerou polémica nas passagens de modelos e criou-se um novo padrão de modelos, com medidas mais saudáveis e consensuais, havendo mesmo um peso mínimo tendo em conta os padrões corporais.

Outro critério que é tido como importante para a beleza é a simetria, porque estudos recentes apontam que uma cara simétrica é mais bela que uma assimétrica. Além disso, confunde-se o conceito de beleza corporal com a sexualidade, pois quanto mais sensual a pessoa for, maior o nível de beleza.

Porém, mais que a beleza exterior é a beleza interior da pessoa, onde se destacam os valores de cada pessoa. Mas o que é belo para uns pode não o ser para outros e isso depende dos critérios e gostos pessoais de cada pessoa. Porém para acentuar a beleza, existem várias ofertas no mercado, quer a nível de roupa, acessórios, maquilhagem, lingerie, perfumes... Há mesmo quem se submeta a tratamentos corporais e a cirurgias estéticas, tudo em nome da beleza.


Rua Direita

Título: A beleza é um conceito social

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 42

763 

Imagem por: fotographix.ca

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 16 )    recentes

  • SophiaSophia

    17-06-2014 às 07:16:06

    Com certeza, uma grande verdade. Para um grupo social, a beleza é ser magra, em outro lugar, pessoas altas e assim, por diante.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    04-10-2012 às 02:13:22

    A beleza é subjetiva, mas lá vai o meu conceito:Beleza é tudo que olhamos e nos sentimos confortáveis para continuar olhando.Posso ser muito bonita para alguns e pra outros nem tanto.O caso é que, a partir do momento que a pessoa não se incomoda de olhar, não tem nenhum desconforto com a visão, o objeto passa a ser bonito.Ainda mais que em região os padrões cultuados de beleza e perfeição são completamente diferentes.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    03-10-2012 às 21:42:06

    Acredito que o conceito de beleza varia muito também de região para região.No Brasil ser bonita é ter um corpão estilo violão com seios e bumbum fartos e corpo bronzeado.Já nos Estados Unidos os americanos acham bonitas as mulheres com seios enormes não dando muita importância ao bumbum.E no Japão, país que já morei, os japoneses acham bonitas as mulheres de pele super branca estilo de porcelana e bem magras

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    30-09-2012 às 06:07:26

    Conceitos são definidos de pessoa para pessoa. Não podemos conceituá-la, até porque temos gostos e preferêcias bem especifícas. Mas se formos conceitar beleza, isso é um pouco complexo. Se formos definir seus conceitos podemos dizer que uma pessoa tem beleza quando seu comportamento é cordial, amável, cuidadosa, educada e diversas qualidades que são superiores a qualquer beleza física. Fico com o que a pessoa tem de melhor em seu coração, isso a faz ser bela!

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    29-09-2012 às 07:54:48

    Conceitos são definidos de pessoa para pessoa. Não podemos conceituá-la, até porque temos gostos e preferêcias bem especifícas. Mas se formos conceitar beleza, isso é um pouco complexo. Se formos definir seus conceitos podemos dizer que uma pessoa tem beleza quando seu comportamento é cordial, amável, cuidadosa, educada e diversas qualidades que são superiores a qualquer beleza física. Fico com o que a pessoa tem de melhor em seu coração, isso a faz ser bela!

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    27-09-2012 às 17:32:06

    A beleza é subjetiva, mas é certo que a sociedade tem um padrão de beleza e quem não se enquadra nesse padrão certamente leva desvantagem em tudo.Pessoas belas fisicamente tem mais facilidade em tudo,desde arrumar um bom emprego até conseguir um companheiro ou companheira mais facilmente.Porém a beleza é temporária, um dia ela acaba e oque fica é nosso caráter e nossa personalidade

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    27-09-2012 às 13:45:40

    Gostei muito do texto do autor Rua Direita em especial a parte final em que remete a beleza para valores pessoais e não meramente físicos os sensuais.è verdade que sempre se quis imôr um modelo único de beleza, magreza ou gordura, que se descarta a cada época.Inhfelizmente o comentário do André tem muito a ver com a escolha da beleza em vez dos valores morais e pessoais, no trabalho e convivência.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    26-09-2012 às 16:59:36

    Nada me faz perceber tão perfeitamente o quanto a beleza é um conceito socialmente construído como a leitura de romances escritos em diferentes épocas retratando diferentes contextos. Por exemplo, ao ler Orgulho e Preconceito fiquei com a ideia de que a autora imaginava a irmã da protagonista – a beleza da família- como sendo gorduchinha. A minha reacção foi interessante: alterei, na minha mente, a imagem dessa personagem para que se enquadre nos nossos padrões.

    ¬ Responder
  • Cristina SousaCristina Sousa

    26-09-2012 às 16:45:39

    A beleza é importante pois é através da aparência que damos a conhecer ao outros, em cada instante, como nos sentimos. Ou seja, sentirmo-nos bem connosco porque temos uma forte auto-estima que nos permite apreciar a beleza da vida.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    26-09-2012 às 12:26:00

    Eu também concordo com as palavras ditas no texto: A beleza é um conceito social. Atualmente é assim. Em vários lugares podemos ver o quanto a sociedade quer impor tais conceitos de beleza e padrões, com isso, muitas mulheres acabam se sentindo mal consigo mesmas e recorrem à inúmeras alternativas para se “enquadrarem” em tais padrões. Isso, na maioria das vezes, não é nada saudável. A beleza é muito mais do que tudo isso.

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    26-09-2012 às 10:53:18

    Acredito que esse é o ponto que mais evidencia uma sociedade corrompida pelos ditos “padrões de beleza” (que não deveriam existir): “A beleza humana é um conceito social. Houve uma época em que ser bela significava ter formas e curvas no corpo, ser gordinha era o ícone de beleza. Entretanto nos anos 90 massificou-se a ideia do corpo esbelto, o que conduziu muitas mulheres à anorexia”. Sua saúde não vale o que a sociedade impõe.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    25-09-2012 às 11:34:46

    Desde os tempos mais antigos que a beleza é vista como um conceito social.Aliada ao status social a beleza emerge como um privilégio para quem a possui.Contudo, os parãmetros com que se rege nem sempre são os mesmos.Há épocas em que o conceito de beleza é a magreza, outras em que prevalece a gordura. Como dizia o ditado"gordura é formusura".

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    24-09-2012 às 15:05:47

    Concordo plenamente que a beleza é um conceito social. Hoje em dia é. A sociedade impõe esses conceitos de beleza e isso desgasta as mulheres que são menos favorecidas com uma aparência bonita. Mas, continuo ainda afirmando que não existe um padrão de beleza. Ninguém é feio nesse mundo, são nossas qualidades e nosso jeito que nos tornam pessoas mais bonitas. Claro que se nós podemos melhorar com alguns tratamentos, devemos sim fazê-la, com certeza.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    23-09-2012 às 21:48:07

    Os padrões podem ser criados pelas grandes industrias, mas a realidade é que são alimentados por nós. Certo é que nos deixamos engolir pelos padrões e conceitos ditados por outros e esforçamo-nos para que a nossa aparência seja a melhor. Há que seguir modas, naturalmente, mas há que ter cuidado com o sentido de loucura a que muitos se submetem para superar um aspecto que nem sequer roça o natural.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    23-09-2012 às 00:47:44

    Concordo que a beleza é um conceito social.É algo que é necessário para ser aceito na sociedade atual.Pessoas com pouca beleza tem sérias dificuldades na vida em sociedade.Devido a essa super valorização daquilo que está dentro dos padrões de beleza atuais.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    21-09-2012 às 22:34:14

    Infelizmente, muitas pessoas hoje em dia só conversam com outras sendo elas bonitas, estando bem vestidas. Dão trabalho a quem apresenta beleza, mas podem até ser maus trabalhadores, mas infelizmente hoje em dia as pessoas vão pela aparência.

    ¬ Responder

Comentários - A beleza é um conceito social

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: fotographix.ca

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios