Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Barcos > Dicas para manutenção do casco do barco

Dicas para manutenção do casco do barco

Categoria: Barcos
Visitas: 40
Comentários: 1
Dicas para manutenção do casco do barco

Ter um barco é um prazer e às vezes um priviléigio para aqueles que gostam e aprecião o mar, muitos utilizam seus barcos como ferrementa de trabalho, como no caso dos pescadores que necessitam ter um barco em boas condições para que possam fazer a pesca. A profissão de pescador, não se limita só a tratar das redes e todos os outros instrumentos necessários para a realização da pesca, o barco como meio de transporte e ferramneta insdispensável para efetivar a pesca, precisa oferecer segurança e requer cuidados.

Os pescadores facultativos, aqueles que não são profissionais da pesca mas que o fazem por hobby, também precisam tomar os mesmos cuidados que um pescador profissional com seu barco, sendo que para os que usam o barco com menor frequência, a manutenção periódica se dá com maior espaço de tempo, considerando o período da utilização.

A manutenção periódica do barco, deve ser feita com muita atenção, ela pode ser feita em estaleiros e por profissionais que atuam na área naútica, como pintores, carpinteiros e mecânicos. Nunca deve-se ultrapassar o prazo de um ano sem que seja feita uma manutenção por completo, porém, o mais aconselhável é que se faça uma inspeção todos os meses para verificar se há algum dano e fazer manutenção do casco pelo menos a cada seis meses, principalmente se for um barco que é muito utilizado como no caso dos pescadores.

O barco em contato com a água do mar, sofre desgaste e corrosões na madeira, na fibra, na hélice, em fim, todas as partes estão expostas a maresia e , não se pode dar oportunidades para surpresas que possam afetar o barco.

O casco do barco deve ser sempre limpo, para isso é preciso que ele esteja fora d'agua para que se possa lixar e pintar. Primeira dica para a limpeza do barco, é ter uma ducha de pressão, além de facitalar o trabalho, é o mais indicado para remover a sujeira, após a lavagem, remover todo e qualquer resíduo que ainda permaneça no casco, esse trabalho terá que ser manual. Uma vez que a ducha já foi usada, procurar no casco se há alguma rachadura, verificar se tudo está em perfeito estado, lixar com uma lixa que seja ideal para o lixamento de casco de barco, o lixamento deve ser realizado com cuidados para não afetar o casco, depois voltar a dar uma nova ducha para tirar os resíduos do lixamento, passa-se então para a pintura que tem que ser feita com tinta específica para embarcações.

Após os devidos cuidados, que antes de executa-los sozinho, é imprescindível aprender com um bom profissional até sentir segurança para fazer sozinho, é esperar secar e voltar para o mar.


Sílvia Baptista

Título: Dicas para manutenção do casco do barco

Autor: Sílvia Baptista (todos os textos)

Visitas: 40

775 

Imagem por: makdune

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    17-06-2014 às 06:37:25

    Boa manutenção, mais vida útil do barco. Adorei as dicas!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Dicas para manutenção do casco do barco

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: makdune

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios