Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Barcos > Dicas para cuidar do seu barco

Dicas para cuidar do seu barco

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Barcos
Visitas: 6
Comentários: 1
Dicas para cuidar do seu barco

Para manter a “saúde” de um barco, e a consequente segurança do(s) marinheiro(s) e tripulantes, há que observar determinados procedimentos, simples, mas que se revelam essenciais.

Assim, e ainda que o barco já esteja molhado ou tenha passado o dia a navegar no mais limpo dos rios, é fundamental aplicar jatos de água na casco, a fim de remover impurezas e/ou sal, suscetíveis de comprometer a sua durabilidade. Depois, é aconselhável aplicar um produto específico para o casco e dar nova mangueirada de água limpa, fazendo com que o jorro chegue também à parte interna. Com efeito, ao regressar de cada viagem, deve ter-se o cuidado de retirar tudo o que se encontre no barco e passá-lo por água doce. Em acréscimo, é recomendável lavar a consola, os manómetros, a aparelhagem eletrónica e o vidro com um pano macio e bem espremido, para eliminar todos os resíduos de salitre. A tarefa mais delicada é a limpeza do motor. Faz-se lavando-o com um detergente neutro e lubrificando as frações que ostentem necessidade, mediante a aplicação de produtos antioxidantes.

Após a limpeza, volta-se a colocar o material de bordo no sítio, com todos os equipamentos limpos e secos. O barco é, posteriormente, coberto com um toldo e “estacionado” no lugar que lhe está destinado. Um bom marinheiro tem de saber atracar o barco onde quer que seja sem danificar o casco…

Na limpeza anual, sobretudo quando a embarcação “hiberna”, esvaziam-se todos os compartimentos, retira-se a bateria e o depósito de combustível, lava-se o barco como referido anteriormente e, quando o barco estiver bem seco, verifica-se todo o circuito elétrico em busca de fissuras, estrangulamentos, oxidações, contactos desapertados e cortes, procedendo às respetivas reparações. Problemas na instalação elétrica podem consubstanciar risco de acidentes ou consumo exagerado de energia, sendo que os cabos finos são frágeis e incrementam o perigo de incêndio. Prevenir é a melhor forma de evitar percalços.

No que se refere à bateria, é preciso averiguar os níveis de eletrólitos dos elementos. É ainda recomendável analisar o óleo, mudar os filtros, limpar ou trocar as velas (que devem ser substituídas a cada cem horas de uso) e examinar a hélice. Por outro lado, o painel de iluminação deve constar das preocupações principais, uma vez que dele depende o facto de ver e de se ser visto quando se navega.

Convém, ainda, que o motor do guincho elétrico (que ajuda a puxar a âncora), mesmo que à prova de água, fique dentro do paiol, dado que na proa bate água, o que é passível de lhe reduzir a vida útil. Os guinchos funcionam melhor com correntes do que com cabos, apresentando estas vantagens no que respeita a tração e a segurança na ancoragem.

Embora exterior ao barco, o atrelado que o transporta em terra firme faz parte do conjunto e é bom passar o chassis por água, para que a água salgada não o deteriore.
É imprescindível munir-se de um kit de primeiros socorros e seria muito vantajoso aprender a fazer os vários nós, porque nunca se sabe…


Maria Bijóias

Título: Dicas para cuidar do seu barco

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

805 

Imagem por: ell brown

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    17-06-2014 às 06:40:39

    Mantê-los limpos e com cestos de lixo pelo ambiente interno é uma boa ideia. E não jogar restos de alimentos nas águas, isso é péssimo!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Dicas para cuidar do seu barco

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: ell brown

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios