Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Barcos > Dicas para cuidar do seu barco

Dicas para cuidar do seu barco

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Barcos
Visitas: 6
Comentários: 1
Dicas para cuidar do seu barco

Para manter a “saúde” de um barco, e a consequente segurança do(s) marinheiro(s) e tripulantes, há que observar determinados procedimentos, simples, mas que se revelam essenciais.

Assim, e ainda que o barco já esteja molhado ou tenha passado o dia a navegar no mais limpo dos rios, é fundamental aplicar jatos de água na casco, a fim de remover impurezas e/ou sal, suscetíveis de comprometer a sua durabilidade. Depois, é aconselhável aplicar um produto específico para o casco e dar nova mangueirada de água limpa, fazendo com que o jorro chegue também à parte interna. Com efeito, ao regressar de cada viagem, deve ter-se o cuidado de retirar tudo o que se encontre no barco e passá-lo por água doce. Em acréscimo, é recomendável lavar a consola, os manómetros, a aparelhagem eletrónica e o vidro com um pano macio e bem espremido, para eliminar todos os resíduos de salitre. A tarefa mais delicada é a limpeza do motor. Faz-se lavando-o com um detergente neutro e lubrificando as frações que ostentem necessidade, mediante a aplicação de produtos antioxidantes.

Após a limpeza, volta-se a colocar o material de bordo no sítio, com todos os equipamentos limpos e secos. O barco é, posteriormente, coberto com um toldo e “estacionado” no lugar que lhe está destinado. Um bom marinheiro tem de saber atracar o barco onde quer que seja sem danificar o casco…

Na limpeza anual, sobretudo quando a embarcação “hiberna”, esvaziam-se todos os compartimentos, retira-se a bateria e o depósito de combustível, lava-se o barco como referido anteriormente e, quando o barco estiver bem seco, verifica-se todo o circuito elétrico em busca de fissuras, estrangulamentos, oxidações, contactos desapertados e cortes, procedendo às respetivas reparações. Problemas na instalação elétrica podem consubstanciar risco de acidentes ou consumo exagerado de energia, sendo que os cabos finos são frágeis e incrementam o perigo de incêndio. Prevenir é a melhor forma de evitar percalços.

No que se refere à bateria, é preciso averiguar os níveis de eletrólitos dos elementos. É ainda recomendável analisar o óleo, mudar os filtros, limpar ou trocar as velas (que devem ser substituídas a cada cem horas de uso) e examinar a hélice. Por outro lado, o painel de iluminação deve constar das preocupações principais, uma vez que dele depende o facto de ver e de se ser visto quando se navega.

Convém, ainda, que o motor do guincho elétrico (que ajuda a puxar a âncora), mesmo que à prova de água, fique dentro do paiol, dado que na proa bate água, o que é passível de lhe reduzir a vida útil. Os guinchos funcionam melhor com correntes do que com cabos, apresentando estas vantagens no que respeita a tração e a segurança na ancoragem.

Embora exterior ao barco, o atrelado que o transporta em terra firme faz parte do conjunto e é bom passar o chassis por água, para que a água salgada não o deteriore.
É imprescindível munir-se de um kit de primeiros socorros e seria muito vantajoso aprender a fazer os vários nós, porque nunca se sabe…


Maria Bijóias

Título: Dicas para cuidar do seu barco

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

805 

Imagem por: ell brown

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    17-06-2014 às 06:40:39

    Mantê-los limpos e com cestos de lixo pelo ambiente interno é uma boa ideia. E não jogar restos de alimentos nas águas, isso é péssimo!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Dicas para cuidar do seu barco

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: ell brown

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios