Saiba os cuidados necessários para cuidar bem de seu carro
Para isso, é necessário conhecer bem seu carro, tanto por dentro como por fora, realizar as manutenções preventivas corretamente, de forma que ele lhe proporcione segurança e economia, além de valorizar o carro e aumentar a vida útil das peças. Conheça algumas dicas para deixar seu carro impecável como novo!
Pintura
Para cuidar bem da pintura e deixar o carro bonito, assim que o automóvel estiver empoeirado ou com barro, você deve lava-lo. Use um sabão suave (detergente neutro é uma boa opção), esfregando o carro e enxaguando-o bem rápido. Seque-o e passe será 2 vezes por ano, no mínimo.
Lataria
Sempre que seu carro for amaçado ou riscado, procure levar o quanto antes para arrumar, pois com o tempo pode estragar mais ainda a lataria do veículo. Muitas oficinas fazem pequenos retoques e serviço de martelinho de ouro. Antes de decidir em qual oficina irá fazer o reparo, faça o orçamento em cerca de 3 lugares diferentes para optar pelo melhor.
Radiador
De 15 em 15 dias, faça uma verificação nos níveis de água do reservatório. Se você notar que o carro está esquentando muito, pare no mesmo momento. Isso pode evitar que seu motor queime.
Catalisador
Esse é o dispositivo responsável por fazer com que as substâncias poluentes se tornem menos agressivas à atmosfera. Após 80 mil quilómetros rodados é recomendado trocá-lo, mas ele também quebra com bastante facilidade. Quando você for trocar, opte sempre pelo modelo original.
Vidros
Por juntar muita poeira, sujeira e óleo, deve ser lavado com frequência. Utilize o mesmo tipo de sabão que você usou para lavar o carro na limpeza do vidro. Enxugue-o com um pano macio e evite ligar o para-brisa com o vidro seco, para não riscar.
Confira abaixo algumas dicas para não ser enganado (a) quando levar o carro na oficina:
1 - Vá a oficinas de boa reputação ou peça a indicação de alguém de confiança.
2 – Não confie em profissionais que vão logo falando o problema que está acontecendo, pois sem uma prévia análise não é possível afirmar nada.
3 – Fique presente no momento que estiver ocorrendo à manutenção em seu carro, pois o mecânico não tem motivos para impedi-lo de fazer isso.
4 – Sempre que for dado o diagnostico e o que precisa trocar, questione com o mecânico se realmente é preciso trocar e o que acontecerá se você não trocar, além de explicações.
5 – Exija garantia do serviço prestado e pergunte o que o profissional irá fazer.
6 – Se achar necessário, solicite ao mecânico que mostre as peças que foram substituídas como garantia que o serviço foi feito.
Antes de fazer uma viajem sempre leve o carro no mecânico para fazer uma vistoria e garantir que está tudo Ok, para você aproveitar o passeio sem dores de cabeça.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Daiany Nascimento
18-09-2012 às 11:51:35Oi Lucas, valeu pelas dicas. Gostei muito deste texto. Um dos meus sonhos também é comprar um carro e agora eu posso ter uma ideal de quais são os cuidados necessários para cuidar bem do meu futuro carrinho. Com base nessas dicas, vou pedir ajuda aos meus amigos para que eles me ajudem a avaliar a pintura, lataria, radiador e todos os outros itens que você citou no corpo do texto. Muito obrigada, até mais.
¬ Responder