Saiba como reconhecer combustível adulterado
Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, se esse for o caso, o motorista perceberá rapidamente. Os malefícios que isso trás ao carro são imediatamente percebidos, como danos no sistema de injeção, na vela, na bomba de combustível, no bico, e muitos outros. Independente de ser fácil perceber esse problema deve-se dar atenção especial ao combustível e onde você abastece, pois esse tipo de crime é praticado em postos de todo o país.
A adulteração do combustível significa o ato de acrescentar alguma substância não permitida em sua composição, segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo). Costumeiramente, os postos que realizam esse tipo de delito, acrescentam álcool hidratado, benzeno, diesel e equizano na gasolina, e água no álcool.
Identificação de combustíveis adulterados
Ao abastecer em algum posto, se for gasolina, você pode pedir o teste da proveta para verificar se a gasolina foi adulterada com álcool. O procedimento é bem simples: em um tubo de ensaio com capacidade de 100 ml, é colocado 50 ml de gasolina e completado o restante com água (50 ml). Depois disso, mistura-se as duas substâncias, sem agitar muito.
Isso fará com que o álcool que contem na gasolina misture-se com a água. Como a gasolina não irá se misturar com os demais componentes da solução, a água e o álcool ficaram na parte de baixo do tubo e a gasolina na parte de cima. Isso porque a água e o álcool são mais densos que a gasolina. Feito isso, deve-se verificar se há mais de 62,5 ml de solução água+álcool no tubo. Se sim, significa que a gasolina contém mais álcool em sua composição do que deveria.
Porém, vale salientar que esse teste irá identificar somente a mistura de álcool com a gasolina. Se tiver outra substância, somente por análises em laboratórios. Por isso, é importante ter atenção com a forma com que o carro está reagindo. Caso ele comece a falhar, aumente o consumo de combustível ou fique fraco em marchas mais pesadas, pode ser indícios de problemas com adulteração.
Como se prevenir
A melhor forma de evitar esse tipo de problema é consultar amigos e parentes que já possuam carro, um local de confiança para abastecer. Se possível, não mude de lugar para não correr riscos.
Detalhe muito importante é sempre pedir a nota fiscal. Pois se ocorrer algum problema, você terá como provar que utilizou o combustível de determinado local e solicitar o reparo dos danos causados.
O que achou das informações dessa matéria? Foram úteis? Comente se tiver algo mais para completar e sugira outros temas!
Também vai gostar:
Comentários ( 3 ) recentes
- Sophia
22-04-2014 às 16:52:58Seu texto foi bem interessante mesmo. É muito importante conhecer o funcionamento do carro e até reconhecer quando o combustível é adulterado, gerando sérios prejuízos ao veículo.
¬ Responder - Daiany Nascimento
18-09-2012 às 12:18:09Oi Lucas, também concordo com você, as pessoas que possuem veículos, além de ficarem atentos aos cuidados a serem tomados para a conservação do carro, são necessárias também dar atenção ao combustível, pois se ele estiver adulterado, poderá diminuir o rendimento ou até danificar algum componente de se automóvel. Então, muito obrigada por disponibilizar dicas tão importantes para todos os leitores, gostei do seu artigo e espero por novos! Continue assim e se tornará exemplar!
¬ Responder - Daiany Nascimento
18-09-2012 às 12:17:40Oi Lucas, também concordo com você, as pessoas que possuem veículos, além de ficarem atentos aos cuidados a serem tomados para a conservação do carro, são necessárias também dar atenção ao combustível, pois se ele estiver adulterado, poderá diminuir o rendimento ou até danificar algum componente de se automóvel. Então, muito obrigada por disponibilizar dicas tão importantes para todos os leitores, gostei do seu artigo e espero por novos! Continue assim e se tornará exemplar!
¬ Responder