Prolongue a vida do seu automóvel
Ainda que poucos condutores ou nenhum o faça, leia o manual do carro e da manutenção programada em conformidade. Manter a agenda de manutenção recomendada do seu carro pode ajudar a evitar problemas dispendiosos com o sistema de arrefecimento, transmissão, suspensão e outros componentes. A programação recomendada também ajuda a garantir-lhe o pleno benefício da garantia do fabricante.
Conduza menos. Especialmente, evite viagens curtas. As saídas a frio são prejudiciais para os motores, aumentam o consumo de combustível e prejudicam mais o meio ambiente. As viagens curtas também podem reduzir significativamente a vida do seu catalizador. Basicamente, inicia-se a condensação no escape quando inicia um motor frio, e se não conduzir o carro por tempo suficiente para evaporar toda a condensação do sistema, quantidades excessivas de água podem acumular-se na 'panela' e a formação de ferrugem e um buraco é o que acontecerá no futuro breve. Evite iniciar um carro frio só para guardá-lo na garagem, por exemplo. Dá-lhe mais saúde se sair para dar um passeio e voltar para o guardar. Não conduza um carro, pelo menos, a cada semana, uma vez que os carros que ficam por mais de uma semana ou duas de cada vez parados têm outros problemas, tais como fluidos a sair gradualmente de sistemas. Consulte um mecânico se pensar em guardar um carro por um período prolongado.
Verifique os fluidos: Deve verificar regularmente o nível de anticongelante, óleo, fluido de transmissão, fluido de direção hidráulica e fluido de travões. Mesmo se o seu carro não vazar fluidos, ele pode desenvolver uma fuga e rapidamente ter um nível perigosamente baixo de alguma coisa. Também deve verificar a cor de alguns destes fluidos.
Além disso, nunca misture anticongelantes. Se não sabe o que cor de anticongelante o seu carro tem, compre uma marca universal. O óleo deve ser relativamente claro, e não negro. O óleo que apresente um tom branco, como se fosse um batido, tem água, provavelmente a partir de um vazamento interno de anticongelante, ou muito raramente, apenas uma quantidade grande de condensação. O fluido da transmissão deve ser vermelho brilhante, e não deve cheirar a queimado ... provavelmente precisa ser mudado se estiver acastanhado ou a cheirar a queimado.
Troque o óleo regularmente: Isto irá melhorar o rendimento e proteger o seu motor. A quilometragem recomendada entre as mudanças de óleo é de 5000 a 8000 quilómetros, ou a cada 3 a 6 meses. Mude o filtro de óleo - não faz qualquer sentido colocar óleo novo e limpo através de um filtro sujo, e os filtros são muito baratos e disponíveis em qualquer loja de peças. Verifique o manual de serviço, ou entre em contacto com o revendedor para as necessidades específicas do seu carro.
Mudar o filtro de ar é algo que pode fazer facilmente em casa, sem o uso de ferramentas, e deve ser feito aproximadamente a cada 12 mil quilómetros. Pode comprar um filtro compatível em quase qualquer loja de peças automóvel. O manual do proprietário vai mostrar onde o filtro de ar está localizado. Os filtros de ar sujos, ou empoeirados podem aumentar o consumo de combustível.
Vigie a espessura das pastilhas de travão e não deixe que as pastilhas ultrapassem o limite - o que irá causar danos aos discos de travão pelo menos e, possivelmente, nas pinças também.
Rode os pneus. Alterar a posição do pneu é muito importante e reduz o desgaste irregular no piso, prolongando assim a vida útil dos pneus. O ciclo de rotação recomendado é de duas vezes por ano ou a cada 8.000 quilómtros. Rode-os na diagonal - frente à direita para esquerda traseira e dianteira esquerda para traseira direita.
Mantenha os pneus na pressão adequada. Os pneus abaixo da pressão regular podem ter um tempo de vida útil mais curto cerca de 15% e vai diminuir um pouco a velocidade, talvez em 10%. O enchimento de pneus é talvez a mais fácil de todas as actividades. Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez a cada mês. Isso vai reduzir o desgaste dos pneus e evitar problemas mais graves. Lembre-se que o pneu é o que está em contacto com o solo.
Mantenha a direcção alinhada. Se sentir o carro balançar enquanto conduz a alta velocidade (não durante a travagem - o estremecimento durante a travagem indica rotores deformados), ou se o veículo se desviar da trajectória quando tem o volante na posição 'zero', então pode precisar de um alinhamento. Este também é fundamental para prolongar a vida dos seus pneus e manterá o piso em melhor estado, aumentando assim a sua segurança.
Sempre que sair de carro, conduza suavemente nos primeiros quilómetros, até que ele atinja uma temperatura regular. Não o esforce quando estiver ainda frio, pois prejudica o motor e aumenta o consumo e a emissão de gases poluentes.
Use o travão de estacionamento. Mesmo se estiver a conduzir um carro com transmissão automática, use o seu travão de estacionamento regularmente, especialmente se estiver estacionado num declive. Isso ajuda a manter os travões regulados na traseira do carro e faz com que durem mais tempo.
Finalmente, faça um 'check-up' antes de cada viagem longa. Aumente a sua segurança e conduza descansado.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Sophia
17-06-2014 às 05:08:47Coisa boa é prolongar a vida do automóvel, assim toda sua estrutura, motor e visual ficam bem conservados.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia