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Essência do Mundial de Ralis

Categoria: Automóveis
Comentários: 1
Essência do Mundial de Ralis

Lisboa, 31 de Outubro de 2008 – O Ford Focus é, por excelência, o porta-estandarte da Ford no Campeonato do Mundo de Ralis, contando com um palmarés invejável de vitórias nas mais variadas provas que o compõem e alguns títulos mundiais. O expoente máximo ocorreu nos anos de 2006 e 2007, temporadas em que o Focus RS WRC garantiu para a Ford o título de Campeã do Mundo de Ralis – Construtores. No que se refere a 2008, o modelo mantém a Ford em luta pelo campeonato de construtores, ao mesmo tempo que permite à dupla Mirko Hirvonen/Jarno Lehtinen lutar pelo título de pilotos.

De modo a aproveitar toda a projecção inerente a uma disciplina motorizada onde a companhia tem uma presença tão marcante, a Ford Lusitana acaba de lançar em Portugal uma edição especial do modelo, denominada Focus Sport WRC, disponível em Edição Limitada a 250 unidades.

De modo a tornar mais fácil o acesso a este exclusivo exemplar, o Focus Sport WRC está disponível com apenas uma motorização, o bloco turbodiesel commonrail Duratorq 1.6TDCi de 110 cv, contando com um completo equipamento de série, grande parte dele associado à imagem da Ford nos ralis.

Nessa lógica, exteriormente o Focus Sport WRC conta com pára-choques desportivos dianteiro e traseiro, saias laterais, spoiler traseiro e jantes de liga leve de 17 polegadas, a que se junta, em termos mecânicos, uma suspensão de cariz mais desportivo. Todas as unidades contam ainda faróis dianteiros com fundo preto, faróis de nevoeiro e com um pequeno detalhe na base dos pilares A, um logo representando as duas coroas de louros conquistadas pela Ford nos Mundiais de Ralis de 2006 e 2007.

Acedendo ao interior, esta edição limitada apresenta embaladeiras exclusivas com uma gravação WRC, volante desportivo de 3 raios, pedais de alumínio e ainda o botão de arranque Ford Power, que permite a dispensa da chave na ignição.

Destaque ainda para a oferta ao cliente dos conteúdos do denominado Pack Sport WRC, que inclui ar condicionado com controlo automático da temperatura duplo, sistema áudio Sony CD, faróis médios automáticos, limpa pára-brisas automático com sensor de chuva, retrovisor interior electrocromático. Este conjunto de elementos teria, em condições normais, um PVP de € 1.350.

Falando em preços, o Focus Sport WRC é proposto por € 24.220* (5 portas) e por € 24.995* (Station Wagon).

De modo a tornar ainda mais completo o equipamento proposto, a Ford equipou estas 250 unidades Focus Sport WRC com três opcionais: vidros eléctricos atrás (PVP € 255); sistema Bluetooth com Controlo por Voz em Português e ficha USB (PVP € 400) e pintura metalizada (PVP € 255).

* Preço Indicativo; Não inclui despesas de transporte e legalização devidas pelo cliente no momento da aquisição do veículo

Mais informações e fotos disponíveis no 'site' de imprensa da Ford Motor Company na Internet em http://media.ford.com


Ford Motor Company

Título: Essência do Mundial de Ralis

Autor: Ford Motor Company (todos os textos)

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Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    17-06-2014 às 06:09:31

    Acho bem show esses mundiais de ralis! Verdadeiros monumentos de carros e grandes apresentações! Muito bom!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Essência do Mundial de Ralis

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Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

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Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

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Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

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