Como saber se o combustível foi adulterado
Diante desse contexto é bastante relevante saber sobre os “sintomas” do uso de combustíveis adulterados. Um dos fatores mais facilmente detectados quando combustíveis adulterados são utilizados é o consumo aumentado n o veículo sem motivos. Além disso, um indicativo forte de que algo está errado é o desempenho do motor, que piora principalmente em subidas. Outras características de automóveis que estão usando combustível adulterado são: a dificuldade de dar partida e as paradas do carro em sinaleiras ou no trânsito. A médio e longo prazo há um desgaste do motor, ocasionando prejuízo no desempenho e na vida útil de suas peças. Motor falhando e perda na potência do carro são, também, grandes indícios de combustível adulterado. A aceleração do carro fica mais lenta, há irregularidade na marcha lenta entre outros sintomas.
Utilizando esse tipo de combustível o consumidor se prejudica de várias maneiras, pois além de gastar mais em combustível devido ao aumento no consumo do automóvel, provavelmente também gastará mais na manutenção do carro, visto que é provável que o uso contínuo desse tipo de combustível ocasione problemas no automóvel tendo este que ir à conserto. Isso sem mencionar o risco de possíveis acidentes em virtude dos vários defeitos que esse uso pode ocasionar.
Dentre esses defeitos estão: o entupimento da bomba de gasolina, o derretimento das mangueiras de combustível, carburador entupido, a poluição do óleo lubrificante, o aumento da carbonização das velas e válvulas, a corrosão do sistema de injeção eletrônica e o acúmulo de resíduos na parte interna do motor. Em carros especificamente movidos à álcool, os prejuízos ainda podem ser maiores com o derretimento além das velas e válvulas, também da cabeça dos pistões. Para acabar com o problema é preciso limpar o tanque, os bicos injetores e trocar as mangueiras e os filtros de combustível.
Em caso de desconfiança o indicado é denunciar para as devidas fiscalizações legais. Há serviços de atendimento ao consumidor via telefone ou internet em que se pode saber dos preços do combustível em diferentes localidades. É possível também saber que postos já tiveram reclamações quanto à adulteração de combustíveis. Verificar o controle de qualidade do estabelecimento é bastante relevante. No próprio local, caso desconfie, o consumidor pode pedir um teste do combustível. Pela lei o posto deve disponibilizar e realizar esse teste. Caso se negue a fazê-lo, também deve ser denunciado.
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Pedro HP
26-11-2012 às 18:18:46Boa orientação! Vale constar uma coisa: não é garantia de que grandes redes de postos são seguras. Uma amiga teve o motor do seu carro fundido devido a combustível adulterado e segundo ela só abastecia nos postos Ale. Sugiro que sempre ao abastecer guardar o comprovante.
¬ Responder - José Ataliba Silva
23-06-2012 às 21:13:54Semana passada a Unicamp, uma das maiores universidade da america latina, divulgou o lançamento de um aparelho para uso em postos, realiza o teste de qualidade em menos de um minuto, abastecer onde tem o aparelho é uma saída. http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2012/06/13/empresa-graduada-na-incamp-lanca-tecnologia-no-inovacampinas
¬ Responder