Carros usados: Cuidado com a documentação
A primeira coisa a ser avaliada quando for ver algum carro é a documentação. Muitos se preocupam demasiadamente com o valor do veículo, sendo que se os papeis não estiverem em ordem, toda a negociação feita antes de verificar esse ponto não adiantou nada. Porém, se você quiser assumir o risco de comprar um automóvel com irregularidades só por causa do preço, fica a dica que as chances de problemas aparecerem são de quase 100%.
Um ponto interessante que pode gerar dúvidas é sobre o preenchimento do CRV (certificado de Registro do Veículo). O vendedor do veículo deve preencher esse documento corretamente e com reconhecimento da firma de sua assinatura. Claro que isso deve ser feito após o pagamento ou a negociação do carro. Depois disso, ainda é preciso guardar o documento muito bem guardado, sem ficar transportando-o para todo lado para não perdê-lo.
No ato da venda, passe o CRV para o novo dono. Isso o livrará de receber multas e notificações em seu nome, mesmo após a venda ou troca do veículo. Além disso, independente do novo dono fazer a transferência para o nome dele ou não, devido à documentação que você preencheu e reconheceu firma, nenhum problema que ocorrer com o carro virá em seu nome.
Ainda há um ponto muito importante que deve ser verificado em casos de compra de carros usados: o estado da documentação junto ao DETRAN (ou o órgão responsável por legislação de trânsito em sua cidade); como o IPVA, seguro obrigatório, multas e outros. Todos devem estar em dia e de acordo com a lei. Vale ressaltar que a transferência do veículo deve ser feita em, no máximo, 30 dias a partir da data da compra ou venda.
E aí, o que achou das dicas? Se você tem mais algum ponto relevante a essa questão, comente e compartilhe isso com todos!
Comentários ( 1 ) recentes
- Daiany Nascimento
18-09-2012 às 11:58:54Obrigada pelas ótimas dicas que você tem disponibilizado por meio do site ruadireita.com, pois elas estão sendo ótimas para eu saber mais sobre quais são os cuidados necessários que eu deverei ter no momento de adquirir o meu carro novo. Eu ainda não sabia quais eram os cuidados com a documentação de um carro usado, mas agora você esclareceu todas as minhas dúvidas. Gostaria de agradecer novamente e espero que você posta muitas outras dicas.
¬ Responder