Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Romantismo em Portugal

Romantismo em Portugal

Categoria: Arte
Visitas: 12
Romantismo em Portugal

Portugal recebeu o Romantismo pelos poemas Camões e D. Branca, de Almeida Garret. O escritor nasceu no porto, a 4 de Fevereiro de 1799. Com o golpe absolutista por parte de D. Miguel em Vila Franca de Xira, Almeida Garret viu-se obrigado a exilar para a Inglaterra, onde encontrou a sua inspiração: o romantismo. Morreu com 55 anos, em Lisboa.

Na arquitectura do Romantismo destaca-se a figura D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha (de origem austríaca), o segundo marido da rainha portuguesa D. Maria II, cognominada a Educadora (1826-1853).

D. Maria da Glória Joana Carlota Leopoldina da Cruz Francisca Xavier de Paula Isidora Micaela Rafaela Gonzaga nasceu a 4 de Abril de 1819, no Rio de Janeiro, filha do rei D. Pedro IV e de D. Leopoldina de Áustria. Aos sete anos, o seu pai abdica do trono em seu favor com a condição de esta casar com o seu tio D. Miguel, o que não chegou a acontecer.

Subiu ao trono a 2 de Maio de 1826, mas só começou a governar em 1834, com quinze anos. Em 1815, casou pela primeira vez com o príncipe Augusto Luchtenberg, que morreu dois meses depois. Só voltaria a casar em 1836 com D. Fernando. Deste matrimónio surgiram onze filhos (Pedro, Luís, João, Maria Ana, Maria Antónia, Fernando, Augusto, Maria, Leopoldo, Maria e Eugénio). D. Maria morreu, em Lisboa, em 15 de Novembro de 1853. O seu marido, D. Fernando faleceu muito tempo depois, a 15 de Dezembro de 1885, em Portugal. Ficou conhecido por «Rei-Artista».

Na arquitectura destaca-se o Palácio da Pena, o Palácio de Monserrate e a Quinta da Regaleira em Sintra, Praça de Touros do Campo Pequeno e a Estação do Rossio, em Lisboa.

Na escultura, como já tina acontecido na Europa, teve pouco destaque em Portugal. Destacam-se os nomes de Simões de Almeida, António Soares dos Reis e António Teixeira Lopes.

Na pintura, os artistas usam temas como a Natureza para transmitir os seus estados de espírito. Destacamos Domingos António Sequeira, Tomás da Anunciação, Luís Pereira Menezes e Francisco Metrass.

O Romantismo mostrou-se uma cultura de burguês, ao contrário do Classicismo, que era uma cultura de elites. Tudo começou com a Revolução Industrial, que passou o poder monetário para os burgueses. O equilíbrio deu lugar à desordem.


Daniela Vicente

Título: Romantismo em Portugal

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 12

763 

Comentários - Romantismo em Portugal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios