Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Pinturas de vanguarda

Pinturas de vanguarda

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 21
Comentários: 1
Pinturas de vanguarda

O conceito de estética não é de modo nenhum sempre o mesmo. Ele evolui com o passar dos tempos.

A arte também está em constante evolução e normalmente ela surge associada a um movimento inovador no campo artístico e literário. Ela rejeita certos conceitos estabelecidos e adota outras tendências.

A pintura de vanguarda é um bom exemplo das experiências inovadoras da arte, quer seja da pintura ou da escultura.

Tanto os pintores como escultores, criam uma estética inteiramente nova.

Este movimento teve origem em Paris, considerado a capital da cultura e centro artístico. Daí as tendências da arte irradiavam para os outros países. Tanto a França como a Itália sempre foram grandiosos centros artísticos, onde os pintores iam buscar a suas ideias. E, como são cidades muito belas sempre influenciaram os outros. Alguns deslocavam-se para estas cidades para frequentar ateliers e estudar as artes.

Destaca-se neste tipo de arte o fauvismo, que descobriu o primado da cor sobre a forma, sendo na cor que encontram a forma de expressão artística. Usam-na com total liberdade, tons intensos e pinceladas de cor forte. Pretende dar uma ideia de pureza e serenidade, sem temas deprimentes e perturbadores. O expressionismo é também um exemplo de uma arte diferente que pretende destruir uma sociedade moralista e hierárquica. Esta privilegia grandes manchas de cor fortes e contrastes aplicados com liberdade. Expressa muito os sentimentos do pintor, seus sentimentos e emoções. Os quadros apresentam as formas distorcidas e cores intensas. Refletem ainda as tensões emocionais.

Por outro lado, inserido nesta arte está o cubismo que utiliza figuras geométricas e distorcidas. As cores são fortes e com contrastes. Finalmente a arte vai-se tornando cada vez mais abstrata e apela às emoções e formas. As cores são também muito fortes e variam desde o preto, vermelho, laranja, amarelo e azul. Os temas são bastante abstratos e difíceis de interpretar. Cada um sente a pintura à sua maneira.

Seja qual for a pintura aqui retratada ela fica notavelmente bem em casa ou salas de decoração, refletindo o gosto de muitos.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Pinturas de vanguarda

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 21

807 

Imagem por: cliff1066™

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • maria garutti

    26-02-2014 às 13:37:14

    minha colega de português pediu-me que em arte eu trabalhe com os alunos da 3 série ensino médio, pinturas de vanguarda, achei muito interessante seu texto pois em muito me auxilia nesta nova etapa de trabalho. mt grata.

    ¬ Responder

Comentários - Pinturas de vanguarda

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: cliff1066™

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios