Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Período Geométrico e Período Arcaico

Período Geométrico e Período Arcaico

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 28
Período Geométrico e Período Arcaico

O período geométrico introduz a arte micénica. As suas cidades, com muralhas enormes, maciçamente fortificados, plantas defensivas, sugerem uma cultura preocupada com a defesa. Os artistas estavam abertos às influências vindas de todo o Mediterrâneo. Elementos minoicos, egípcios e mesopotâmicos contribuíram para a formação da arte micénica. A máscara funerária, dita de Agamémnon, datada de 1580-1500 a.C., é uma máscara que poderá representar um rei micénico. Mostra alguma importância, pois a qualidade dos materiais são ótimas. A porta das leoas, datada de 1250 a.C., formava a entrada principal na cidade de Micenas. Foi construída quando as muralhas da cidade foram aumentadas para melhorar as suas defesas. As leoas funcionam como guardiãs, e os eus corpos tensos e musculados, desenho simétrico, influências do Oriente. Os thalos são túmulos de forma circular.

No período arcaico destacam-se as colunas. As descrições do estilo jónico e dórico pelo arquiteto Vitrúvio durante o período romano têm sido essências para o entendimento grego. O estilo dórico é o mais austero. Identifica-se com o homem, despojado de enfeites. Assenta sobre o estereóbato e estrilóbato. O fuste é marcado por sulcos verticais superficiais – caneluras. O capitel com equino bojudo, em forma de almofada e ábaco. O entablamento, que inclui todos os elementos horizontais apoiados sobre as colunas, subdivide-se em arquitrave – uma fileira de blocos de pedra diretamente apoiados pelas colunas. O friso é formado por tríglifos co três sulcos alternando com métopas lisas ou esculpidas. A cimalha pode ter uma goteira ou lacrimal. O estilo jónico identifica-se com a mulher, com enfeites. Assenta sobre Euthynteria. Os fustes são mais esbeltos e menos afunilados. O capitel é com voluta sob ábaco, parecendo uma palmeira. O friso sobre a arquitrave é contínuo, sem tríglifos e métopas. O estilo coríntio tem um capitel que se assemelha a um sino virado ao contrário.

É muito enfeitado, parecendo uma donzela. O estilo toscana é muito simples. O templo clássico divide-se em naos (câmara principal, destinado a albergar a imagem o Deus a quem o templo é consagrado), pronaos (dá acesso à naos e recebe os ofertantes), peristilo (transição do exterior para o espaço sagrado) e o altar, a leste do templo.

Daniela Vicente

Título: Período Geométrico e Período Arcaico

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 28

808 

Comentários - Período Geométrico e Período Arcaico

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios