Ofereça Arte
Procurar é o mote, mas escolher é uma tarefa árdua e bem difícil.
Não desespere. Se não consegue decidir o que vai oferecer e ainda por cima o seu poder de compra permite-lhe entusiasmo, ofereça uma peça de arte.
Se o seu amigo ou amiga têm um gosto requintado e gostam de peças com história, porque não oferecer uma peça de arte antiga?
Se o seu amigo é um leitor assíduo e dá valor às primeiríssimas edições, esta é uma excelente opção. Em alguns alfarrabistas vai conseguir encontrar livros antigos e muitas primeiras edições. A escolha pode ser tão variada que terá a oportunidade de verificar que existem livros cujos assuntos são do interesse do seu amigo.
Se a prenda for para dar a uma amiga, corra até um antiquário. Uns pratinhos de porcelana para colocar na parede, ou um abajur com história podem ser excelentes opções. Peças de arte sacra podem ser a prenda perfeita, mas só se tiver a certeza de que os seus amigos têm onde colocar peça tão valiosa e se a religiosidade for tema e prática comum lá em casa. Não vai querer ferir suscetibilidades, pois não?
Se por outro lado os seus amigos forem dados a modernices, a ideia de oferecer uma peça de arte continua a ser uma excelente ideia.
Para o seu amigo, talvez um tabuleiro de xadrez feito em vidro ou acrílico baço pode ser uma prenda de extremo bom gosto. No entanto se o seu amigo não souber jogar xadrez, ofereça-lhe uns copos com design moderno para brindarem com um licor.
Se a sua amiga gosta de quadros, então você está com sorte. Pinturas de conhecidíssimos pintores modernos, podem preencher aquela parede demasiado imaculada. Não escolha artistas estrangeiros. Opte sempre pelos nacionais e defenda o nosso património.
As estatuetas poderão já não estar tão na moda, mas os jarros de tamanhos gigantescos e de feitios diferentes e originais estão. Desiniba-se.
A arte é desde sempre um excelente investimento, mas antes disso é uma oferta de extremo bom gosto. Ofereça Arte.