Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > O que é um Museu?

O que é um Museu?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Comentários: 3
O que é um Museu?

O que é um museu? À primeira vista esta é uma questão cuja resposta parece bastante simples. Na realidade e numa análise mais aprofundada deparamo-nos com algumas questões que requerem aprofundamento. Por consequência disso mesmo, a resposta a esta pergunta é mais complexa e de difícil estruturação do que parece à primeira vista. Se por um lado um museu é “algo” a que qualquer um pode aceder a qualquer momento, por outro, poucos o conseguem compreender a nível da sua estruturação e aprecia-lo de forma genuína.

Questionei algumas pessoas, pessoas comuns, aquelas que visitam um determinado museu numa daquelas viagens familiares feitas durante o fim de semana ou férias, sobre o que era para elas um museu, as suas respostas foram de uma forma geral bastante concisas. No fundo para elas um museu é um local no qual podem ver/observar obras de arte, sejam elas pintura, escultura ou artes decorativas. Penso que esta seria a resposta sintetizada que qualquer um daria a esta pergunta sem ter pensado muito sobre a mesma.

Contudo se analisarmos a questão, é nos facilmente percetível que a resposta é bem mais complexa do que aparenta. Desta forma, seguindo uma linha de pensamento que vai evoluindo ao encontro de uma resposta que seja completa o suficiente para compreender o conceito de museu, numa fase inicial, temos que entender que qualquer exposição tem um espaço onde a mesma é exibida, então um museu é um edifício ou local onde estão albergadas obras de arte. Mas e então as exposições cientificas e técnicas?

Estas também se encontram em museus, desta forma não podemos pensar em museu apenas como o local onde existe arte. Um museu é um espaço, seja ele de que tipologia for, onde estão reunidas obras de arte, objetos, coleções, realizações artísticas (como por exemplo as instalações) científicas ou técnicas. Esta é uma área a que qualquer um pode aceder mediante alguns requisitos impostos pelos mesmos, como o pagamento ou não da entrada, idade mínima entre outros. Neste espaço expositor além da possibilidade de observarmos as obras, é-nos fornecida informação, de diferentes formas.

De forma objetiva, através de catálogos, folhetos, mapas, legendas ou outro tipo de documentação que sirva de auxiliar à compreensão da obra, quer de forma subjetiva, através da qual o museu nos leva a observar as peças nele expostas da forma que eles querem que o façamos, é algo que passa despercebido à maioria de nós, mas que é feito de forma pensada e consciente pelo museu. O espaço expositivo é pensado como um conjunto, onde a prioridade é dada à obra através do auxílio de variados elementos, como o local da colocação da mesma, a luminosidade e forma que a mesma é feita, legendas entre outros elementos. O museu proporciona conhecimento e história, é um espaço de aprendizagem, que deve ser visto como veículo de cultura e apreciado com prazer.

O museu ajuda-nos enquanto membros de uma sociedade a conhecer o nosso passado, para que possamos de uma forma mais fácil compreender o presente e alcançar o futuro. Através da análise de todos os elementos que foram referidos anteriormente podemos entender o museu como uma instituição cultural que se organiza a partir das suas coleções, obras, realizações artísticas, científicas ou técnicas cujo objetivo é transmitir uma determinada mensagem que se encontra na base ideológica do próprio museu.

Existe assim, um conceito de cultura, história e património por detrás de cada museu independentemente daquela que é a sua essência e identidade como museu.


Sónia Henriques

Título: O que é um Museu?

Autor: Sónia Henriques (todos os textos)

Visitas: 0

603 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãobrenda

    06-08-2014 às 20:14:34

    Adorei mtooo bm esse texto me ajudou mtooo...

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    17-06-2014 às 02:35:40

    Excelente explicação. O museu é mais que um acervo de antiguidade, ele relata uma história, beleza, conquista, herança, acontecimentos, arte, tecnologia, enfim, visitar um museu é sempre uma experiência única e maravilhosa.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Sónia HenriquesSónia Henriques

    23-10-2012 às 21:39:54

    Comentem o texto! Obrigado

    ¬ Responder

Comentários - O que é um Museu?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios