O início do Renascimento em Itália
Madonna de Rucellai, Duccio di Buonsinsegna, é uma obra um pouco mais gótica do qua a anterior. Vemos Nossa Senhora entronizada no trono com o menino ao colo. Também está tem anjos a rodear o trono.
A Madonna de Todos-os-Santos, de Giotto, é o ponto alto desta série de Madonna’s. Nossa Senhora está entronizada com o menino ao colo rodeada pelos apóstolos e dois anjos com asas coloridas.
A Coroação da Virgem, de Lorenzo Monaco, é mais uma interpretação da coroação da Virgem. Desta, a Virgem é coroada por Cristo. Esta cerimónia é assistida por várias personagens, como santos e anjos. O fundo é dourado e simboliza o paraíso. Na predela estão pequenas cenas e nas cúspides três entidades.
Adoração dos Magos, Gentile da Fabriano, uma obra encomendada por Palla Strozzi, com o objectivo de figurar na capela da família na igreja da Santíssima Trindade. O encomendador está na composição, usando nas suas vestes ouro e pedras preciosas. A sumptuosidade reina nesta pintura. Um desfile de cavaleiros e servos atravessam castelos para vir ver Jesus e prestar obediência. O auge da acção está no primeiro plano, onde um rei ajoelhado beija os pés do Menino Jesus. Este encontra-se ao colo da sua mãe, ao lado do seu pai, José.
Madonna da Humildade, Masolino, é uma obra muito ternurenta. Nossa Senhora amamenta o Menino, que segura o seio da Virgem. As cores predominantes das suas vestes são sempre as mesmas: azul e vermelho.
Santa Ana Metterza, de Masaccio e Masolino, 1424-25,é uma obra onde a Santa Ana está com a Nossa Senhora e o Menino. A ladear o trono estão cinco anjos, onde três deles seguram um cortinado vermelho.