Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > O estudo dos apóstolos na obra última Ceia, de Leonardo da Vinci

O estudo dos apóstolos na obra última Ceia, de Leonardo da Vinci

Categoria: Arte
Visitas: 4
O estudo dos apóstolos na obra última Ceia, de Leonardo da Vinci

Ao olhar para a obra, analisamos cada expressão facial e corporal dos apóstolos após anunciada a frase de Jesus Cristo que percorre com horror cada um deles. Da esquerda para a direita: Bartolomeu levanta-se de sobressalto e coloca as mãos em cima da mesa, parece que quer saber quem é; Tiago Menor está a colocar a sua mão esquerda no ombro de Simão Pedro, pedindo talvez a sua atenção; André está a olhar para Jesus Cristo e corporalmente exibe as suas mãos em sinal de defesa, o que nos leva a pensar que está a afirmar que não é ele o traidor; Judas Iscariotes está a pegar num pedaço de pão com a mão esquerda e com a mão direita está a agarrar de forma feroz um punhado de moedas; Pedro está a esconder na mão direita uma faca, para proteger Jesus Cristo, e com a mão esquerda chama a atenção de João, o apóstolo mais querido de Jesus Cristo; João pergunta a Jesus Cristo quem é o traidor e este diz-lhe que é o receptor do pão que ele vai molhar e dar, Judas Iscariotes.

segue-se Tomé, que tem o dedo indicador apontado para Jesus Cristo implorando a verdade daquelas palavras; Tiago Maior tem os braços abertos mostrando ao espectador o seu espanto; Filipe coloca as mãos sobre o peito, dando a entender que não tem nada a ver com a traição anunciada, Mateus, Simão e Zelote estão a dialogar à parte do restante plano. Mateus aponta com as duas mãos para Jesus Cristo, mas mantêm a postura virada para Simão e Zelote, Simão está virado para Zelote como se estivesse a perguntar algo e Zelote tem as mãos à frente do seu corpo a gesticular. Não é evidente na obra, mas após Jesus anunciar um traidor, Judas Iscariotes, desmascarado, sai.

A fisionomia para expressar emoções interessou tanto a Leonardo da Vinci, que este começou uma intensa investigação anatómica. Já em 1489 tinha estudado a estrutura do crânio. Pegou num crânio, fez linhas tendo como pontos de referência cavidades ósseas e algumas saliências, situou o chamado «sentido comum», e coincidiu com a alma. Também o sangue era importante para Leonardo, pois era a conotação com o corpo.

Daniela Vicente

Título: O estudo dos apóstolos na obra última Ceia, de Leonardo da Vinci

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 4

808 

Comentários - O estudo dos apóstolos na obra última Ceia, de Leonardo da Vinci

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios