O estilo manuelino
Em Portugal, por exemplo, manteve-se a tradição do gótico, sobressaindo muito o estilo manuelino, assim designado, em virtude de ter surgido no reinado de D.Manuel I.
Este é um período raro na História, pois está relacionado com o período de riqueza faustosa, que marcou o período das descobertas marítimas e a afirmação do poder do rei.
Este estilo continua com muitos elementos do gótico, nomeadamente a abóbada sobre o cruzamento em ogivas, arcos quebrados, arcobotantes e predomínios da verticalidade.
Contudo, o manuelino, apresenta as três naves prátcamente à mesma altura, cobertas por uma única abóbada, seja, a luz que vem da abertura de muros laterais e, que ilumina com mais clareza espaço da igreja-salão, típica da Europa.
Neste estilo, surgem associados, elementos naturalistas, do mar e símbolos do rei D.Manuel I.
No que diz respeito à arquitetura, surgiram neste período em Portugal, monumentos com grande influência da renascença, como é exemplo a Sé de Leiria, Portalegre, Miranda do Douro, igreja de Nossa Senhora da Graça e o claustro do Convento de Cristo, em Tomar.
Na pintura, destaca-se um pintor de grande renome, ou seja, Nuno Gonçalves, a quem se devem os célebres Painéis de S. Vicente.
è também desta época, e muito conhecida, a escola de Lisboa, representada por Jorge Afonso, e a de Viseu, dirigida por Grão Vasco, chamado, Vasco Fernandes, que conseguiram absorver as influências italianas, que chegaram mais tarde, acabando por impor-se definitivamente, em 1540.
Os monumentos da época, eram inspirados nos descobrimentos marítimos, onde incluíam até os seus elementos, como cordas, conchas, a cruz de Cristo, troncos de árvores e outros, ligados à fauna e ao mar.
Além da arquitetura e da pintura, na escultura, eram também retratados os mesmos elementos, bem como o homem e tudo o que se relacionava com ele.
Desta data, sobressaiem a igreja dos Jerónimos, Em Lisboa, A cruz de Cristo esfera armilar, sendo estas representativas da religião.
Além da arte, houve um grande desenvolvimento das ciências, em especial, a Astronomia, a Matemática e a Geografia.
Todas elas foram um grande contributo para o desenvolvimento da sociedade e da cultura, do tempo de D. Manuel I.
Comentários ( 1 ) recentes
- Teresa Maria Batista Gil
17-09-2012 às 16:19:04Toda a arte reflete o período de conquistas e expansão de território, na época dos Descobrimentos.O estilo manuelino utiliza os elementos típicos das descobertas, tal como as cordas, conchas do mar, elementos da natureza, da fauna e da flora.
¬ Responder