Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Museu Nacional de Machado de Castro

Museu Nacional de Machado de Castro

Categoria: Arte
Visitas: 4
Museu Nacional de Machado de Castro

O Museu Machado de Castro é bastante conhecido não só pelo seu nome, como pela sua riqueza em peças de mobiliário e Artes decorativas.

As mais importantes coleções do museu são efetivamente de arqueologia, cerâmica, escultura, ouriveseraria, pintura, têxteis e a coleção do Extremo Oriente.

O museu, está situado na cidade de Coimbra, próximo da Universidade, nomeadamente na rua Dr. José Rodrigues, na alta da cidade.

Com efeito, a alta da cidade de Coimbra, ainda conserva a malha urbana medieval, que conserva ainda a malha urbana medieval, correspondente á zoa mais antiga e histórica da cidade.

O museu está instalado, em concreto, no Antigo Paço Episcopal, situado na área ocupado, pelo fórum da cidade romana de "Eminium", e que os bispos de Coimbra habitaram desde o século VI até 1911.

Atualmente ainda restam vestígios da época romana,como o criptopórtico, de grandes dimensões e dois andares. Este, é que suporta os edifícios do museu, e de épocas posteriores, conserva-se a porta medieval, o claustro românico de S. João de Almedina, a loggia renascentista, que fecha o pátio do lado do rio Mondego e a atual igreja barroca de S. João de Almedina. Nele, foram aplicados os portais se Santa ana e de santo agostinho, vindos do convento de santa Ana.

O portal de S. Tomás, do colégio universitário, foi instalado na Capela do Tesoureiro, do escultor João de Ruão. Em 1912, foi cedido para instalação do museu, ao qual foi dado o nome do escultor conimbrincense, Machado de Castro.

Desde essa época até agora, o Paço, tem sofrido grandes obras de adaptação durante o século XX.

As peças de arte para o museu foram escolhidas do espólio dos extintos conventos e mosteiros da região de Coimbra, nomeadamente de espécies de ourivesaria guardadas no Museu das Pratas e das coleções de cerâmica adquiridas pelo estado, a particulares.

A estes, vieram ainda juntar-se, os materiais provenientes de obras de restauro, realizadas na cidade e arredores, pela Direção dos Monumentos Nacionais, e ainda aquisiçõs legadas a doações.

Destas doações destacam-se, como mais relevantes as peças do Extremo oriente, que foram doadas pelo poeta Camilo Pessanha e pelo presidente da República, Manuel Teixeira Gomes.
Todas as peças de mobiliário e artes decorativas são muito ricas, desde as cerâmicas á pintura e têxteis.

A cidade de Coimbra destaca-se pela sua beleza grande arquitetónica a paisagística, o que faz atraír inúmeros turistas, especialmente à zona histórica da cidade e Universidade.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Museu Nacional de Machado de Castro

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 4

637 

Comentários - Museu Nacional de Machado de Castro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios