Museu Nacional de Machado de Castro
As mais importantes coleções do museu são efetivamente de arqueologia, cerâmica, escultura, ouriveseraria, pintura, têxteis e a coleção do Extremo Oriente.
O museu, está situado na cidade de Coimbra, próximo da Universidade, nomeadamente na rua Dr. José Rodrigues, na alta da cidade.
Com efeito, a alta da cidade de Coimbra, ainda conserva a malha urbana medieval, que conserva ainda a malha urbana medieval, correspondente á zoa mais antiga e histórica da cidade.
O museu está instalado, em concreto, no Antigo Paço Episcopal, situado na área ocupado, pelo fórum da cidade romana de "Eminium", e que os bispos de Coimbra habitaram desde o século VI até 1911.
Atualmente ainda restam vestígios da época romana,como o criptopórtico, de grandes dimensões e dois andares. Este, é que suporta os edifícios do museu, e de épocas posteriores, conserva-se a porta medieval, o claustro românico de S. João de Almedina, a loggia renascentista, que fecha o pátio do lado do rio Mondego e a atual igreja barroca de S. João de Almedina. Nele, foram aplicados os portais se Santa ana e de santo agostinho, vindos do convento de santa Ana.
O portal de S. Tomás, do colégio universitário, foi instalado na Capela do Tesoureiro, do escultor João de Ruão. Em 1912, foi cedido para instalação do museu, ao qual foi dado o nome do escultor conimbrincense, Machado de Castro.
Desde essa época até agora, o Paço, tem sofrido grandes obras de adaptação durante o século XX.
As peças de arte para o museu foram escolhidas do espólio dos extintos conventos e mosteiros da região de Coimbra, nomeadamente de espécies de ourivesaria guardadas no Museu das Pratas e das coleções de cerâmica adquiridas pelo estado, a particulares.
A estes, vieram ainda juntar-se, os materiais provenientes de obras de restauro, realizadas na cidade e arredores, pela Direção dos Monumentos Nacionais, e ainda aquisiçõs legadas a doações.
Todas as peças de mobiliário e artes decorativas são muito ricas, desde as cerâmicas á pintura e têxteis.
A cidade de Coimbra destaca-se pela sua beleza grande arquitetónica a paisagística, o que faz atraír inúmeros turistas, especialmente à zona histórica da cidade e Universidade.