Kizomba uma dança africana
Na verdadeira asserção da palavra, Kizomba significa festa ou congregação, especificamente do povo negro que resistia à escravidão por parte do colonizador branco português.
Era um chamado para a luta por liberdade e por justiça. Para além disso, é também o nome de um instrumento musical.
Nascida em Angola, na década de 80, pelas mãos de uma banda (os Fachos), pertencente à então força armada popular de libertação de angola (FAPLA), tem influências musicais dos Zouks (mercados).
As Kizombas são, maioritariamente, marcadas por uma batida forte, dada por um tambor grave, acompanhadas por uma melodia oriunda de um chimbal.
Na introdução, é usual que a batida forte seja omitida, restando apenas a melodia dada pelo chimbal e/ou outros instrumentos.
Existem três estilos para dançar Kimzomba – Passada, Tarraxinha e Quadrinha.
Muitos são os que a dançam, uns melhor outros pior, mas todos divertidos e encantados. Dizem que “é um vício”. Ideal seria que todos os vícios fossem tão saudáveis!
Comentários ( 3 ) recentes
- Sophia
17-06-2014 às 02:24:02Deve ser uma dança bem animada, assim como eles são. A Kizomba, sendo uma dança africana, traz alegria ao povo que mais sofre com a fome e falta de recursos.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - O batalhador
08-02-2013 às 23:50:50Gostaria de ouvir musicas deste agrupamento k marcou a minha juventude.Lembro me tbm da banda 22 de julho da marinha de guerra de angola.Quem tiver gravaçoes de musicas de 80 est disposto a comprar.obgd
¬ Responder - franciny
26-10-2010 às 18:32:17nossa essa historia é muito
¬ Responder
interasante da mais curiosidade
para quem esta lendo